Cidadeverde.com

VLT: primeira viagem experimental do Dirceu ao Centro dura 22 minutos

Imprimir
  • vlt2.jpg Gabriel Paulino
  • vlt4.jpg Gabriel Paulino
  • vlt5.jpg Gabriel Paulino
  • vlt6.jpg Gabriel Paulino
  • vlt7.jpg Gabriel Paulino
  • vlt8.jpg Gabriel Paulino
  • vlt9.jpg Gabriel Paulino
  • vlt1.jpg Gabriel Paulino
  • vlt10.jpg Gabriel Paulino

O primeiro Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) - o trem rápido como é conhecido - faz sua primeira viagem inaugural em Teresina nesta segunda-feira (4). Durante toda a semana, o trem fará rota experimental. Do bairro Dirceu, zona Sudeste, ao Centro, o tempo de duração é de 22 minutos. A passagem custa R$ 0,80 e o primeiro vagão em funcionamento tem capacidade para transportar 600 passageiros. O novo sistema reduziu em 12 minutos o percurso do terminal do Dirceu ao Centro de Teresina, que no metrô é de 34 minutos.

Este mês, o trem funcionará em fase experimental em que a população poderá usar a locomotiva. São três vagões, chegando o último em agosto, pelo cronograma do governo. O funcionamento pleno do VLT está previsto para setembro e começará a substituir o metrô de Teresina, que está com maquinário bastante defasado. 

O secretário de Transportes, Guilhermano Pires, destacou que os novos trens representam uma revolução no transporte de passageiros da capital.

"Essa é a primeira etapa da obra de modernização  do Metrô. Já temos  R$ 215 milhões garantidos através de uma operação da Caixa Econômica Federal. Esse dinheiro ser a suficiente para trocarmos os VLTs e reformamos a linha existente, mas a reforma de quatro estações e a compra de um centro de operações moderno", destacou.

Segundo Guilhermano, a segunda etapa passa pela ampliação das linhas é a compra de uma central de operação mais moderna.

"A segunda parte do recurso, mais ou menos R $ 215 milhões ser A possível duplicar a linha. Com uma nova ponte ferroviária sobre o Rio Poti, a reforma de cinco estações e estudamos a criação de mais quatro. No final de todo o processo deveremos ter 13 estações. As linhas duplicadas e seis composições de VLTs. A nova ponte sobre o Rio Poti e o Centro de Controle de Operações ", declarou.

A capacidade total dos três trens será de até 1.800 passageiros, por viagem. Cada um dos três trens pode levar 600 passageiros.

"Para os usuários significa um veículo mais moderno. De um lado ganha na velocidade. O tempo que se gasta é menor do que se gastava. Fico feliz e vamos adquirir  novos veículos. Vai chegar um novo no final de junho e outro em agosto. E devemos tratar com a Caixa Econômica Federal  para termos um quarto veículo. E  para fazer a linha da cidade de Altos. É uma reivindicação antiga  para o sistema metroviário de Teresina. O trabalhador vai pode escolher se deslocar de ônibus ou metrô", afirmou o governador Wellington Dias.  

O senador Ciro Nogueira  ( PP) falou da mudança para Teresina.

“É fundamental para a melhoria do transporte coletivo. O metrô faz parte disso. Mais rápido e confortável. É importante para que as pessoas tenham um transporte de qualidade. Nos próximos meses, já sentiremos os efeitos positivos na qualidade do transporte metroviário, proporcionando maior bem-estar aos nossos usuários, que contarão com um transporte econômico, confortável e seguro”, afirmou o senador.

Ele destacou a parceria com o ministério das Cidades. "Esta Está garantida. Investimentos de mais de 400 milhões. O futuro pode passar em outros bairros. Mas, a prioridade agora é melhorar o que já temos", disse.


Flash Lídia Brito
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais