Cidadeverde.com

"Momento inesquecível", diz mãe que pariu dançando Anitta

Imprimir

 

Foram 38 semanas (nove meses) e dois dias de muita ansiedade, mas Naylane de Freitas Lima nunca imaginou em seu planejamento que dançar fosse fazer tanta diferença no momento de dar à luz a sua primeira filha, Liz Maria. O parto de Naylane foi destaque nacional ao parir dançando ao som da música "Sua Cara", da Anitta e Pabllo Vittar. 

O Cidadeverde.com conversou com Naylane, estudante de 22 anos que deu à luz na maternidade Dona Evangelina Rosa. Ela pariu de cócoras com ajuda do marido com atenção da equipe do setor de humanização da maternidade. O setor, coordenado atualmente pela enfermeira Apoena Liv Reis Soares de Oliveira, de 32 anos, que adotou a musicoterapia para ajudar a mãe a alcançar a dilatação necessária para o parto natural.

"As danças ajudam você a esquecer da dor e pensar em outras coisas. Foi um momento inesquecível e ajudou com que fosse muito mais rápido esse trabalho que durou 12 horas", explica a mãe.

Com a filha em casa, Naylane relembra os momentos do parto e a importância da sensibilidade da equipe eu seus momentos de dor. "Eu nunca imaginei que isso fosse me ajudar tanto. Eu amei todos os que participaram do meu parto. Não tenho palavras para descrever e agradeço muito a todos e a maternidade", completou a mãe.

A mãe já faz planos em dar um irmão para Liz Maria e voltar a usar a mesma técnica durante seu próximo parto. "No momento é tanta dor que a gente pensa que nunca mais vai ter outro, mas eu fui tão ajudada e até meu marido que era quase mais um enfermeiro me apoiaram tanto que voltei a ter planos", completa  a estudante.

Ajuda a relaxar

A enfermeira Apoena Liv Reis Soares de Oliveira destaca que o método ajuda as mães a relaxarem. Segundo ela, é feita uma avaliação prévia para saber se a gestante pode adotar a técnica da musicoterapia.

"São adotadas em gestantes de baixo risco, que não têm problemas de saúde como pressão alta, diabetes e outros e realizou o pré-natal". 

Apoena lembrou também que gestantes que tiveram o parto cesário há mais de dois anos também podem submeter ao método. 

"A dança tira a ansiedade da gestante, deixa ela relaxada e cada uma tem seu ritmo. É opcional, a mulher que decide", ressaltou a enfermeira.

 

Flash Rayldo Pereira e Yala Sena
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais