Cidadeverde.com

Programação gratuita com sarau e exposição na Casa da Cultura nesta quinta (7)

Imprimir

A Casa da Cultura de Teresina recebe nesta quinta-feira (07/06) a exposição “Naif: Entre Narrativas Singulares”, das artistas Carminha Mattos e Eliana Leão; e o Sarau Todo dia poesia, com performances poéticas, bate-papo e lançamentos. A programação é gratuita e começa a partir das 18h.

O sarau Todo dia poesia é mais uma ação do Projeto Trilhas Literárias, promovido pelo Sesc Centro. Na programação terá o bate-papo “Mulheres na Literatura”, com as escritoras Lara Matos e Cami Rebelo e Lorena Nery. A temática feminina é também o cerne do zine “Desembucha, mulher!”, uma coletânea de textos de autoras piauienses, que já está na segunda edição, e desta vez reúne 14 escritoras piauienses.

De acordo com Dani Marques, a ideia é continuar o projeto com novas edições e novas autoras como forma de estimular a leitura e o papel da mulher na sociedade. “O formato de fanzine é facilitador para a leitura, pois nos permite brincar com textos e ilustrações. Isso já torna a leitura mais agradável. O “Desembucha, Mulher!” tem sido uma excelente vitrine para ecoar e difundir a escrita e a vivência feminina com textos marcantes”, afirma Dani Marque, idealizadora do projeto.

A poesia contemporânea piauiense será apresentada pelos poetas João Henrique Vieira, Lucas Rolim, Alex Sampaio e Karine Lima, que farão o recital e as performances poéticas da noite, além do show Tio, com músico e poeta Fabrício Santos. O poeta e produtor cultural João Henrique Viera ressalta a importância dos saraus como espaço de expressão e expansão da poesia piauiense.  

“Cada sarau que acontece é uma trincheira a mais de resistência e expressão da poesia contemporânea brasileira feita no Piauí. Poder ocupar nossos espaços culturais públicos, como a Casa da Cultura, com a poesia de jovens autores e ao mesmo tempo interagir com outras linguagens, debater e refletir nossa realidade e nossos espaços, com programação gratuita é muito importante e necessário”, afirma João Henrique Vieira.

Exposição

Um diálogo inusitado entre saberes, à primeira vista apontado a “traço bruto” e a “delicadeza romântica”, assim é a exposição “Naif: entre narrativas singulares”, que faz parte do projeto Diálogos Visuais, também do do Sesc Centro. O trabalho das artistas Caminha Mattos e Eliane Leão reconstitui recordações de vidas e compartilharem questões ambíguas entre o mundo real e as realidades sonhadas, indagam sobre os riscos que implicam certos sonhos de época.

Os traços das obras propõem, ainda, olhares e questionamentos sobre o dia a dia que evocam nosso imaginário com imagens que se transformam em intensidades visíveis.

A vernissage da exposição acontece às 19h, na galeria da Casa da Cultura, e permanece até o dia 07 de julho. As visitas mediadas acontecem das 8h às 11h30 e das 14h às 16h30. 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais