Cidadeverde.com

Em meio a volatilidade no mercado financeiro, BC anuncia venda de títulos com prazo maior

Imprimir

Em meio à volatilidade no mercado financeiro, o Banco Central anunciou ontem (6) uma operação de venda de títulos com prazo de 9 meses – maior que o tempo habitual, de 3 e 6 meses. Especialistas apontam que a medida é uma forma de buscar credibilidade, diante das incertezas internas que têm feito os juros futuros subirem enquanto o câmbio disparou.

Pela operação, o BC oferece aos investidores títulos de dívida a uma determinada taxa de juros. Ao fazer isso, ele se compromete a, depois de 9 meses, recomprar esses papéis pagando os juros prometidos.

Credibilidade

O BC negou que a medida tenha relação com o movimento de alta do dólar, dizendo que a oferta de títulos de 9 meses será feita para atender a demanda do mercado por um prazo maior.

Mas economistas apontam que a medida é um movimento claro de tentar acalmar o mercado financeiro diante do agravamento das incertezas políticas e econômicas nos últimos dias. O risco, na visão do mercado, é que o BC tenha que subir a taxa de juros (o que seria uma tentativa de fazer com que o Brasil se mantenha atraente para investidores).

“O que está acontecendo é que, infelizmente, o Brasil perdeu a credibilidade diante da situação do país”, diz Miguel Daoud, economista da Global Financial Advisor. “Os investidores acabam se retraindo.”

“O que o governo está tentando fazer é comprar credibilidade, segurar o preço dos ativos”, comenta o economista chefe da Spinelli, André Perfeito. “É justamente por conta dessa crise que a gente está vivendo.”

Os analistas apontam que a medida do BC mira os investidores que, diante das incertezas, trocam suas aplicações em papéis brasileiros que rendam juros por investimentos em dólar (movimento que tem feito os juros do mercado futuro subirem).

“As pessoas podem deixar de trocar sua posição em juros por dólar, ficar nesse título, e com isso acalmar um pouco o mercado de câmbio”, diz Daoud.

Perfeito explica que a medida do BC, anunciada diante do aumento da curva de juros futuros, é semelhante à intervenção no mercado de câmbio com swaps.

Para Daoud, no entanto, o aumento do prazo de títulos não será suficiente para reduzir a aversão de investidores. “A questão é mais do que isso. É de gerenciamento de expectativas.”

Veja abaixo a íntegra do anúncio do BC:

“Em coordenação com o Tesouro Nacional, que vem efetuando leilões de recompra de títulos, e com o objetivo de atender a demanda dos investidores por lastro em títulos públicos, o Banco Central realizará nesta quinta-feira, dia 7 de junho, operação de venda de títulos com compromisso de recompra com prazo de nove meses."

Fonte: G1

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais