Cidadeverde.com

HUT premia setores que mais se destacaram no trabalho de prevenção de feridas

Imprimir

A Lesão por Pressão (LPP) é uma ferida grave que pode contribuir para o aumento da gravidade da saúde dos pacientes. Com o intuito de reforçar a importância do trabalho de prevenção dessas lesões entre seus colaboradores o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) criou o prêmio “Unidade Segura” para prestigiar os profissionais que mais colaboraram com a execução dos protocolos de segurança do paciente. Os setores que se destacaram foram: em primeiro lugar o posto 3, em segundo a clínica médica e em terceiro a clínica neurológica.

O critério estabelecido nessa primeira edição do prêmio “Unidade Segura” foi o preenchimento correto das escalas para avaliação de risco de lesão por pressão. De acordo com a chefe do Núcleo de Segurança do Hospital, Lenier Braga, o ranqueamento dos setores é uma forma de estimular os profissionais a adotarem essa prática como uma rotina e assim tornar assistência cada vez mais segura.

“Visitamos todos os setores para acompanhar o preenchimento das escalas. A cada visita nós escolhiamos 10 prontuários aleatoriamente. Assim, identificamos os setores que mais estavam colaborando com o protocolo. Com este ranqueamento conseguimos dar destaque aos setores e os profissionais que realizam rotineiramente a avaliação de risco e mesmo tendo pacientes acamados por longos periodos conseguem mantê-los livres de lesões”, explicou Lenier.

Lenier disse ainda que esse trabalho foi importante para criar um olhar diferenciado e estimular o empenho de todos os profissionais. “Esse trabalho foi importante também para mostrar que o Núcleo está monitorando a aplicação desses protocolos. Nossas equipes são bastante comprometidas e estão acompanhando os pacientes mais graves que possuem predisposição para o surgimento de lesão por pressão. Encontramos indices bastante satisfatórios que tornam nossa assistência segura”, destacou.

Os profissionais agraciados com o prêmio foram os enfermeiros diaristas Helson James Soares e Denise Beserra, lotados do Posto 3. Para Helson James receber o prêmio é mais que um reconhecimento do seu trabalho é um estimulo para continuar aplicando seus conhecimentos na arte de cuidar do próximo. “Fiquei muito feliz com o prêmio e acho que esse reconhecimento é importante para mostrar que estamos no caminho certo. O mais importante de tudo isso é salvar vidas, disse o enfermeiro.

A premiação aconteceu como parte da programação da II Semana de Segurança do Paciente. A Semana foi recheada de atividades como palestras e mesas redondas. Gilberto Albuquerque, diretor geral do HUT, disse a equipe do Núcleo de Segurança continua monitorando todos os indicadores da assistência que fundamentarão a segunda edição do prêmio. “É uma disputa saudável que pode trazer muito mais benefícios para os nossos pacientes”, ressaltou o diretor.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais