Cidadeverde.com

Hotel que hospedará seleção em Sochi estava em ruínas há dez anos

Imprimir
  • hotel-sochi-6.jpg Fotos: swissotel.com
  • hotel-sochi-5.jpg Fotos: swissotel.com
  • hotel-sochi-4.jpg Fotos: swissotel.com
  • hotel-sochi-3.jpg Fotos: swissotel.com
  • hotel-sochi-2.jpg Fotos: swissotel.com
  • hotel-sochi-1.jpg Fotos: swissotel.com

EDUARDO GERAQUE*
SOCHI, RÚSSIA (FOLHAPRESS)

Há dez anos, o elegante prédio do hotel que vai receber a seleção no sul da Rússia estava em ruínas.

Construído na época da União Soviética entre os anos 1930 e 1940 para ser um dos balneários para o proletariado, assim como vários outros prédios em Sochi, o local ficou abandonado a partir dos anos 1990.

A confirmação em 2007 de que a região receberia a Olimpíada de Inverno, realizada em 2014, transformou parte do litoral do mar Negro.

Muitos recursos foram injetados na cidade. Tantos públicos quanto privados. Caso do grupo internacional que resolveu transformar o antigo balneário (que os russos chamam de sanatórios) em um hotel com mais de 200 quartos.

É nítido, no urbanismo da cidade, a mistura que existe entre os espaços públicos da época da Rússia socialista e os agora resorts de luxo com suas praias privativas.

Os jogadores do Brasil, que vão ter apenas parte do Swissôtel Sochi Kamelia (o nome faz alusão as camélias do local) reservado para eles, vão perceber sempre o contraste.

O resort, de onde é possível sentir a brisa do Negro, que mais parece um lago por causa das marés de pouca amplitude e quase sem ondas, tem várias áreas comuns no antigo prédio histórico.

Mas os quartos, com uma antessala, estão em edifícios laterais, construídas nos últimos dez anos, quando houve a reconstrução do local.

Cada atleta da seleção brasileira terá seu próprio quarto. O Brasil deve ocupar toda uma ala do prédio, não divulgada por questões de segurança, informa a direção do hotel.

Para chegar à praia privativa, todos são obrigados a atravessar um túnel um pouco escuro, por baixo da linha do trem. A área praiana tem pequenas rochas em vez de areia natural. No verão russo, a água será quente, quase sempre acima dos 20º C.

Para chegar até o mar, os hóspedes costumam usar passarelas de madeira para não sentir desconforto nos pés.

De acordo com a gerência do hotel, o local vai continuar aceitando hóspedes normalmente durante a estadia do time brasileiro na cidade.

A seleção terá um restaurante privativo, no prédio histórico, que tem uma espaçosa varanda de frente para o mar. A sala de musculação também será exclusiva. Ela está sendo construída no centro de convenções do hotel.

Caso Neymar e companhia optem por um mergulho na piscina ou na água do mar vão fazer isso convivendo com os demais hóspedes.

A diária dos apartamentos começam nos R$ 1.300. De alguns dos quartos é possível ver o campo de treinamento que será usado pelo Brasil.

Para se chegar até lá existem duas opções. Uma caminhada de menos de 500 metros por uma ruela, entre o hotel e a praia, ou também uma caminhada mais curta ainda, por uma pequena descida, em uma rua pública.

No caso de se optar pela ruela ou por um descanso à beira-mar, os jogadores vão descer uma escadaria ao lado de uma cascata ladeada por estátuas em tamanho natural do povo trabalhador da Rússia.

Uma das peças segura um martelo. Outra, a foice. Existe alusão ao esporte também. Uma figura feminina simula o lançamento de disco.

Os balneários soviéticos eram construídos para receber determinados grupos de trabalhadores. Havia um, por exemplo, direcionado para os mineiros.

Outro para os militares. Os cosmonautas também costumavam descansar no clima agradável da cidade turística.

Há registros de que Yuri Gagarin (1934-1968) e Neil Armstrong (1930-2002) se hospedaram na mesma época no antigo balneário, que agora remodelado vai receber o Brasil.

O soviético foi o primeiro homem a viajar pelo espaço em 1961. O americano é o primeiro ser humano a pisar na Lua. Armstrong comandava a missão Apolo 11, em 1969.

*O jornalista viajou a convite da Rosatom

Jogos do Brasil:
10/06 - Domingo 11h
Amistoso
Áustria x Brasil - Viena, Áustria
Na TV: Globo e SporTV

17/06 - Domingo 15h
Copa do Mundo
Brasil x Suíça - Rostov-do-Don, Rússia
Na TV: Globo, SporTV e Fox Sports

22/06 - Sexta-feira 9h
Copa do Mundo
Brasil x Costa Rica - São Petersburgo, Rússia
Na TV: Globo, SporTV e Fox Sports

27/06 - Quarta-feira 15h
Copa do Mundo
Sérvia x Brasil - Moscou, Rússia
Na TV: Globo, SporTV e Fox Sports

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais