Cidadeverde.com

Doença da filha fez goleiro titular da Argentina deixar pessimismo

Imprimir

ALEX SABINO
BRONNITSI, RÚSSIA (FOLHAPRESS)

Foi em março deste ano que Willy Caballero foi avisado que seria convocado para a Copa do Mundo. O técnico Jorge Sampaoli lhe deu a notícia em uma conversa em Londres, onde o goleiro do Chelsea (ING) mora.

"Não estou satisfeito de estar entre os 23. Quero jogar", disse o jogador, de bate-pronto. 

"Quero que lute mesmo. Não se conforme por apenas estar na lista", devolveu o treinador.

A resposta impressionou Sampaoli e o desejo do atleta vai se tornar realidade. Quando a Argentina entrar em campo no sábado (16) para estrear na Copa 2018 contra a Islândia, em Moscou, Caballero será o titular. Ganhou a posição após o corte por lesão de Sergio Romero e apesar do lobby de boa parte da imprensa do país para que Franco Armani fosse escolhido.

Foi uma afirmação positiva do goleiro, algo que durante muito tempo não casou com a sua personalidade. Ele mesmo reconhece que era pessimista, o tipo de pessoa para quem o copo estava sempre meio vazio, jamais meio cheio.

Em 2006, quando sua filha Guilhermina teve câncer na retina, ele largou o Málaga (ESP) para acompanhá-la durante o tratamento em Buenos Aires. Ficou sem jogar durante alguns meses, até que foi emprestado para o Arsenal de Sarandí para manter a forma e voltar a ter ritmo.

Foi o momento em que sua maneira de ver as coisas mudou. Disse para a mulher, Lucia, que quando aquele pesadelo acabasse, seria uma pessoa bem mais para cima.

Não virou um otimista incurável da noite para o dia. Nos treinos em Bronnitsi (55 km de Moscou), não é de sorrir. Ao conceder entrevista coletiva nesta quarta (13) ao lado do também goleiro Nahuel Guzmán, foi o jogador apelidado de Patón que fez todas as piadas.

Caballero pareceu até desconcertado em alguns momentos, embora tenha tentado acompanhar o colega nas piadas. 

"Trabalhamos muito as características do rival [Islândia], como atacar e como defender. Eles defendem bem, de forma compacta. Será um jogo duro até porque é a primeira no Mundial", disse.

Como dizem os outros jogadores, Willy Caballero não é de "vender humo", expressão quer significa conversa fiada, iludir, embromar. É o goleiro que, quando nas categorias de base do Boca Juniors, o time de maior torcida no país, procurou ajuda psicológica porque não acreditava no próprio potencial.

Pensava em voltar para Santa Helena, centro de pesca esportiva, onde nasceu. O consagrado Óscar Córdoba, goleiro colombiano bicampeão da Libertadores pelo clube (2000 e 2001) teve de falar que ele deveria acreditar mais.

O confronto com a Islândia na Copa do Mundo será o quarto jogo de Caballero pela seleção principal da Argentina. Ele tem 36 anos e será o goleiro titular mais velho que a equipe já teve no torneio. Estreou em fevereiro deste ano, contra a Itália. Nos anos anteriores, sempre esperou a convocação e acabou em desilusão.

Especialmente quando Alejandro Sabella não o incluiu na lista para o Mundial no Brasil. Nem mesmo quando se tornou o goleiro com o maior número de minutos (479) sem sofrer gols no futebol espanhol foi convocado. Aconteceu na temporada 2011-2012, pelo Málaga.

"Como disse Leo [Messi], chegar à semifinal será uma boa campanha. Mas oxalá a gente consiga ir um passo à frente em relação ao Mundial passado", afirmou Caballero nesta quarta, lembrando a derrota na final de 2014 para a Alemanha.

Sampaoli nunca falou sobre o tema, mas é possível que já tivesse na cabeça a possibilidade de escalá-lo, mesmo que Romero não tivesse sido cortado. Foi Caballero o jogador chamado pelo técnico, após os amistosos diante de Itália e Espanha, para analisar o que fez certo e o que poderia melhorar.
O goleiro ouviu elogios sobre a maneira que sai jogando com os pés, característica valorizada pelo comandante.

Enfim o copo de Caballero ficou meio cheio. "Estamos prontos para começar bem o Mundial", finalizou.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais