Cidadeverde.com

De van, portugueses cruzam a Europa para apoiar seleção na Rússia

Imprimir

FÁBIO ALEIXO
MOSCOU, RÚSSIA (FOLHAPRESS)

Capital da Europa continental mais distante de Moscou, Lisboa foi o ponto de partida de três amigos portugueses a caminho da Copa do Mundo.

Da principal cidade de Portugal, Bruno Gomes, 37, Pedro Lubito, 45, e Carlos Brum, 61, saíram de van com destino à Rússia onde chegaram no fim da semana passada.

Foram 12 dias de viagem e cerca de 5.600 quilômetros percorridos passando por Espanha, França, Bélgica, Holanda, Alemanha, Polônia, Letônia e Lituânia.

A viagem poderia ser mais curta em tempo, mas os amigos não quiseram andar a mais de 110 km/h para não desgastar o veículo, e também só dirigiram oito horas por dia.

Na Rússia, rodarão atrás da seleção a bordo da Mimocas, nome com o qual batizaram o veículo decorado com fotos, ingressos e frases de incentivo à seleção.

Apenas para Sochi, onde Portugal enfrentará a Espanha na sua estreia nesta sexta-feira (15) foram de avião. Deixaram o carro estacionado numa garagem de amigos em Moscou.

"Estamos um pouco cansados. Então vamos e voltamos de avião. Depois a seleção joga aqui em Moscou contra o Marrocos e depois serão mais 1.200 quilômetros para ir e voltar de Saransk. Após isso, faremos o nosso caminho de acordo com a posição da seleção. Temos todos os ingressos até a final. E confiamos que Portugal estará lá", disse Pedro Lubito.

Para fazer a viagem, sem contar o preço dos ingressos e de alimentação, os amigos tiveram um gasto total de 2 mil euros (R$ 8,7 mil). O valor envolve despesas de combustível, pedágios e algumas diárias em apartamentos.

"Dormimos muito na van, mas a cada dois ou três dias, pegamos um apartamento para tomar um banho e dar uma relaxada", contou Pedro, que trabalha como programador de computadores e está de férias assim como seus colegas.

Na segunda-feira (11), o veículo estava parado na avenida Nova Arbat no centro de Moscou e vários russos paravam para fazer fotos. Foi lá também que os amigos tiveram um pequeno problema. Foram abordados por policiais pois estavam vendendo cachecóis e camisetas para amenizar os custos da viagem.

Carlos e Bruno foram levados à delegacia e foram multados em 2.200 rublos (R$ 130) pois a prática é ilegal. Pedro ficou tomando conta do carro.

"Só tivemos este probleminha até agora, mas os russos estão sendo super amáveis. O povo tem nos recebido com sorrisos, simpatia. Sem falar que as mulheres são lindas. Estou gostado muito", disse Pedro.

Além dos cachecóis e camisetas, os amigos portugueses levam na van bacalhau, sardinha enlatada, presunto, queijos portugueses e 200 litros de vinho.
"Pensei que fossem complicar na entrada da Rússia, mas os policias foram gente boa conosco (risos)", disse Pedro.

A experiência russa não é a primeira do trio para seguir a seleção. Pedro conta que em 2010 foram para a África do Sul percorrendo um total de 34 mil quilômetros entre ida e volta.

"Esta foi uma viagem com muita aventura. Chegamos a ter armas apontadas para nossas cabeças, mas conseguimos resolver com conversa e dando uns cachecóis".

Também estiveram na Copa da Alemanha em 2006 e na Euro de 2016, na França, entre outros torneios.

"Confio no título. Acho que chegou nossa hora. Temos uma seleção muito experiente. Nem penso em voltar para casa antes da final", disse Pedro.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais