Cidadeverde.com

Alemanha antecipa viagem para treinar em lugar preferido de Low

Imprimir

MARCEL RIZZO
VATUTINKI, RÚSSIA (UOL/FOLHAPRESS)

A Alemanha vai deixar sua base na Copa-2018 em Vatutinki, a 30 km de Moscou, e treinará por dois dias a mais que o usual na cidade em que jogará pela segunda rodada da primeira fase do Mundial: em Sochi, onde, no sábado (23), enfrenta a Suécia.

O confronto será importante, já que os alemães estrearam com derrota para o México no Grupo F, domingo (17), por 1 a 0. A decisão de antecipar a viagem já estava tomada antes do tropeço, mas é um afago da direção da federação ao técnico Joachim Low, que gostaria de ter fixado base em Sochi, e não próximo a Moscou.

O elenco, que teve diversas reuniões após perder para o México, também gostou da mudança de concentração temporária, segundo o goleiro e capitão da equipe Manuel Neuer.

"Estamos ansiosos para chegar em Sochi e ter uma mudança de cenário. Acho que muitos de nós gostaríamos de enfrentar a Suécia imediatamente após essa derrota para o México, no mesmo dia se fosse possível", disse Neuer.

Nesta terça (19), a delegação já embarca no fim da tarde no horário local (fim da manhã no Brasil). Treina por lá quarta (20) e quinta (21), em um dos campos que a Fifa oferece nas cidades-sedes para as seleções. Na sexta (22), véspera da partida, pode reconhecer o estádio. Além disso, Low e mais um jogador concedem a entrevista oficial, na véspera da partida, também Olímpico Fitsch.

É pouco usual esse movimento na primeira fase da Copa. Normalmente, os times só viajam dois dias antes do jogo, não quatro como os alemães farão. A Argentina, por exemplo, que joga quinta contra a Croácia em Nizhny Novgorod, sairá de sua base próxima a Moscou somente um dia antes, e porque a Fifa obriga que o técnico fale no estádio onde ocorrerá a partida -os argentinos optaram por não reconhecer nenhum campo em que atuarão.

Pelo regulamento da Copa, as seleções precisam manter sua base inicial até o fim da primeira fase ao menos, mas o movimento alemão não é ilegal já que após a estreia em Moscou a delegação voltou a Vatutinki, fez dois treinos por lá -na segunda (18) e terça- e ao menos um jogador concedeu entrevista na base.

A opção por montar o QG em uma cidade próxima a Moscou foi da direção da federação alemã, que pensou na facilidade de deslocamento entre as sedes. A capital russa está centralizada entre as 11 cidades que recebem jogos e há um aeroporto próximo a Vatutinki, a 20 minutos, sem a necessidade portanto de frequentar o caótico trânsito moscovita.

A decisão, porém, não agradou 100% o técnico Joachim Low, que demonstrou a preferência por ficar mais ao sul, em Sochi, local em que sua delegação usou como base durante a Copa das Confederações, em 2013. Essa discordância entre Oliver Bierhoff, o chefe de seleções, e Low tem sido usado pela imprensa alemã como um dos motivos que fazem a preparação para esse Mundial ser questionada.

Diferentemente do que fez no Brasil, quando construiu um centro de treinamento na Bahia, exclusivo a seus jogadores e com o campo agregado ao alojamento, na Rússia, a Alemanha está em um resort na pequena Vatutinki (10 mil habitantes), e treina no centro de treinamento do CSKA. É próximo, cerca de 10 km de distância, mas é necessário um deslocamento de ônibus entre hotel e CT.

Pelo clima mais quente e pelas opções de encontrar um local em que se fixasse alojamento, academia e campos num mesmo complexo, Low preferia Sochi -local que o Brasil escolheu, por exemplo. Pesou, porém, a vontade de seu chefe, que agora tenta agradar um pouco seu treinador em busca da primeira vitória.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais