Cidadeverde.com

Sábado é dia de vacinação contra a Raiva em Teresina

Imprimir
Dia 15 de novembro é o dia D de vacinação contra a Raiva em Teresina. A meta é vacinar 89.729 cães e 30.516 gatos na zona urbana de Teresina. Para atingir a meta a Fundação Municipal de Saúde irá espalhar 332 postos de vacinação por toda a cidade.

“As campanhas de vacinação contra a raiva sempre possuem uma boa cobertura vacinal. A população conhece a importância de imunizar os seus animais e por isso comparecem aos postos”, disse a coordenadora de Ações Assistências da Fundação, Dra. Amaríles Borba.
 

Mais de 120 mil animais devez sem vacinados em Teresina

Somente cães e gatos a partir de dois meses podem recebem a vacina. Os animais que estiverem gestantes também podem ser vacinados. A Raiva é uma doença mortal causada por um vírus que é transmitido pela saliva de animais doentes. O vírus é transmitido através de mordida, arranhão ou lambedura em pele ferida pelo animal doente. Quando o vírus chega ao cérebro causa lesões que leva à morte.

“Os animais com Raiva tendem a mudar o comportamento, ficam mais agressivos, babam muito, não suportam água e nem a luz”, explicou Amaríles.

Em Teresina, de 2004 a 2006, foram comprovados três casos  de Raiva em cães, 15 em raposas e apenas um gato com a doença. Há 19 anos, Teresina não notifica casos de Raiva humana. “Isso é prova de que temos atingido bons resultados nas campanhas de vacinação dos últimos anos. Para evitarmos a incidência de Raiva em humanos, precisamos manter a meta de imunização dos animais”, alertou a coordenadora.

O que é preciso saber para proteger você e o seu animal de estimação no dia da vacina:  

 - Cães dóceis devem estar com coleira e guia e devem ser conduzidos por pessoas com tamanho suficiente para controlá-los e contê-los na hora de tomar a vacina; 

 - Crianças não devem levar os animais para vacinar;

- Cães bravos devem estar com focinheira para não oferecerem nenhum risco de agressão ao proprietário ou a outras pessoas;

- Gatos são naturalmente muito assustados e precisam ser levados em caixas de transporte ou similares, para que se evite fugas ou acidentes;

- Animais doentes não devem ser vacinados. Exemplos: animais com diarréia, secreção ocular ou nasal, sem apetite ou animais que estão convalescendo de cirurgias e outras enfermidades.
 
 
Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: