Cidadeverde.com

Sofrimento brasileiro para vencer a Costa Rica nos acréscimos

Imprimir

Lucas Figueiredo/CBF

Nos primeiros 10 minutos do jogo com a Costa Rica o Brasil foi o dono absoluto das ações. Aos 12 o adversário ameaçou chutando para fora. Daí até o final do primeiro tempo o panorama do jogo foi o Brasil atacando e a Costa Rica defendendo. 

Gabriel Jesus chegou a marcar, mas estava claramente impedido. Paulinho simulou um pênalti e o árbitro da Holanda Kuipers não foi na onda do brasileiro. Ficou bem claro que a equipe brasileira tinha dificuldades para furar o bloqueio adversário, de tal modo que o goleiro Navas não teve trabalho.

Diante da dificuldade, para o segundo tempo Tite mandou a campo Douglas Costa no lugar de Willan, que atuava como ponteiro direito bem ofensivo, porém sem criar jogadas de perigo, ao tempo em que o lateral Fágner ficava mais preso na marcação. 

Douglas Costa passou a jogar também pela direita, porém com melhor presença ofensiva. Melhorou o Brasil, Gabriel Jesus acertou a trave, Neymar chutou com perigo, mas nada de gol e havia o risco da Costa Rica marcar em um contra-ataque, como aconteceu aos 22 minutos. Tite fez mais uma tentativa para chegar à vitória, escalando Roberto Firmino no lugar de Paulinho.

Aos 32 minutos a torcida brasileira vibrou porque o árbitro apontou para a marca do pênalti, entendendo que Neymar havia sido agarrado, porém a própria imagem da TV mostrava que o atacante do Brasil havia simulado. O árbitro recorreu ao VAR e anulou a sua marcação. Realmente não existiu pênalti. O zagueiro da Costa Rica apenas passou a mão na barriga de Neymar.

Finalmente aos 46 minutos a bola sobrou para Fhilippe Coutinho e gol do Brasil, fazendo 1 x 0. Aos 51 minutos Douglas Costa fez boa jogada e encontrou Neymar bem colocado e gol do Brasil garantindo a vitória por 2 x 0. Placar importante, conquistado nos acréscimos. Foi mais uma vitória sofrida, dramática na Copa da Rússia.

Em sua segunda partida na Copa do Mundo/2018, a seleção brasileira não foi brilhante. O craque Neymar esteve longe de sua capacidade tecnica extraordinária, mas melhorou em relação ao jogo com a Suiça. 

Agora mostou um futebol mais coletivo,faltando apenas a confiança para realizar suas arrancadas fulminantes, muítas das vezes resultando em gols. Precisa também evitar as constantes reclamações contra a arbitragem, querendo a marcação de faltas que não existiram.

O próximo adversário do Brasil será a Sérvia, dia 27 (quarta-feira) às 15h00. A classificação brasileira para as oitavas de final está bem encaminhada, com empate e vitória, somando 4 pontos.


Dídimo de Castro
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais