Cidadeverde.com

Fundação promove seminário sobre sustentabilidade e cidadania em Barro Duro

Imprimir

Nesse sábado (23), mais de 100 pessoas receberam capacitação do Seminário “Piauí na Rota da Sustentabilidade e Cidadania II", na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município de Barro Duro.

O evento, realizado pela Fundação Verde Herbert Daniel e pelo Partido Verde do Piauí (PV), contou com palestra sobre energias limpas com o professor da UFPI e ambientalista, Deocleciano Guedes, e uma oficina sobre hortas e culturas com o técnico agropecuário Glauco Costa.

Para a vereadora Teresa Britto, que é presidente estadual do PV no Piauí, o Seminário é uma oportunidade de formar e informar as comunidades sobre a importância da produção de alimentos mais saudáveis a um custo mais baixo e, também, como fonte de renda.

“As comunidades estão recebendo formação nas áreas de agricultura orgânica, política cidadã, informações sobre a importância de uma boa gestão em saúde e educação, assim como sobre a necessidade de se preservar o meio ambiente, cuidando da arborização e das nascentes. É uma ação cujo objetivo é dar mais qualidade de vida às pessoas e consciencia crítica sobre seus direitos, para que possam reivindicar melhorias para seu município”, destaca a vereadora.

Para o agricultor Genivaldo Alves, o seminário trouxe informações que servirão para que os trabalhadores rurais tenham sucesso na produção e aumentem sua renda. “O curso deixou mais claro a forma como cultivar, como fazer a muda, como afastar os insetos sem o uso de agrotóxicos. Com certeza, tudo o que aprendemos aqui é bem-vindo e será aplicado. Também gostei da participação do médico, que falou sobre câncer e como devemos agir para prevenir ou facilitar o tratamento”, conta.

Os participantes receberam sementes e cerca de 1000 mudas de plantas nativas doadas pelo ambientalista Deocleciano Guedes. “Estamos muito satisfeitos com essa ação, que mobilizou nossos agricultores. É uma formação que não apenas envolveu a produção de horas, mas, também, trouxe importantes informações sobre saúde, energias renováveis e preservação dos recursos naturais”, conta o ex-vereador Valdimir Júnior, que deu apoio à realização do evento.

Barro Duro é a décima cidade piauiense a receber o seminário da Fundação Verde Herbert Daniel. A próxima é Piripiri, no dia 30 de junho.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais