Cidadeverde.com

Ministro do TST está em Teresina e fala sobre correição no TRT-PI

Imprimir

O ministro do Tribunal Superior do Trabalho e Corregedor-Geral da Justiça do Trabalho (TST), Lelio Bentes, está em Teresina (PI) para acompanhar uma correição ordinária no Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região – Piauí (TRT/PI). Leleio Bentes esteve hoje no Notícia da Manhã (entrevista completa no vídeo acima). 

A correição é uma prática rotineira na Justiça do Trabalho e busca analisar o desempenho dos órgãos administrativos e jurisdicionais do TRT. 

“Esse calendário de correições visa proporcionar esse contato com a realidade dos Tribunais Regionais e, também, uma oportunidade de levar a sociedade os resultados dessa atividade. Embora ainda estejamos apurando todos os números já podemos assegurar a sociedade piauiense está muito bem servida com um tribunal rápido e eficiente”, comentou o ministro, afirmando que há um déficit no número de servidores no Piauí.

Sobre a Reforma Trabalhista, o ministro relatou que, no início, houve uma diminuição no número de ações ajuizadas, que caiu cerca de 40% em todo o Brasil. Houve um crescente número de ações em maio deste ano. “Ainda é muito cedo para avaliar qual será o impacto efetivo da reforma de ações ajuizadas, seguramente não deve se retornar o ritmo anterior a reforma, mas esse impacto de 40% seria um tanto quanto exagerado”.

Para o ministro, essa redução estaria mais ligada a consequências negativas para quem ajuíza a ação como, por exemplo, os honorários de sucumbência. 

Durante a entrevista, o ministro também comentou sobre o trabalho infantil doméstico e a necessidade de retirar a invisibilidade desse tema. Ele citou, por exemplo, que familias levam para suas casas crianças de cidades mais pobres com a promessa de estudos e as colocam para fazer diversos e exaustivos trabalhos domésticos. 


[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais