Cidadeverde.com

Como o Brasil chegou às oitavas de final na Copa da Rússia

Imprimir

Lucas Figueiredo/CBF

É frequente ouvir do torcedor que "não gostei; o Brasil não tem time para ganhar a Copa; é um joguinho muíto lento; Neymar não joga nada."Realmente a seleção brasileira não encanta, não mostra um futebol maravilhoso, mas conquistou a classificação para as oitavas de final com duas vitórias e um empate.

Na estreia aconteceu o empate com a Suiça por 1 x 1. Comissão técnica, jogadores e imprensa quiseram  ganhar o jogo no apito. Lançaram sobre a arbitragem a responsabilidade pelo empate, procurando desviar o foco da atuação apenas regular. Não houve falta no lance do gol da Suiça. 

O que houve foi falha da defesa brasileira e indecisão do goleiro Álisson, ao não sair acreditando que Miranda alcançaria a bola. O reclamado pênalti em Gabriel Jesus não existiu. Foi simulação.

Vencemos o jogo com a Costa Rica por 2 x 0. O placar pode transmitir a impressão de que foi tranquilo o triunfo brasileiro.Os dois gols, porém, foram marcados nos acréscimos, quando o 0 x 0 parecia inevitável. O melhor mesmo foi a vitória sobre a Sérvia por 2 x 0, com Paulinho voltando a marcar gol e o zagueiro Tiago Silva fazendo o segundo. Incontestável a vitória brasileira.

Veio a classificação para as oitavas de final. A defesa sofreu um gol em três jogos, merecendo uma avaliação boa para o desempenho individual e coletivo de Álisson, Fágner, Tiago Silva, Miranda e Marcelo, este substituido( por lesão ) aos 9 minutos do primeiro tempo no jogo com a Sérvia. Entrou Felipe Luiz, bom jogador. 

Felipe Coutinho foi o melhor no meio campo, enquanto Casimiro e Paulinho não comprometeram, mas podem melhorar. Willian não esteve bem diante da Suiça e da Costa Rica e apresentou progresso diante da Sérvia. Gabriel Jesus está devendo porque não marcou gols e teve dificuldades para vencer a marcação adversária. 

Neymar ainda sente dificuldades para executar as suas jogadas características, a nível de um dos melhores atacantes do futebol mundial. É consequência da inatividade provocada por uma contusão considerada grave. Deverá crescer bastante com a sequência de jogos.

É certo mesmo que o Brasil não deu show de bola, não encantou o mundo, mas está na parada pela conquista do título. Vale salientar que o técnico Tite está buscando melhorar a equipe. E tanto é verdade que realizou substituições no decorrer dos três jogos. Tiveram oportunidades Fernandinho, Douglas, Felipe Luiz, Roberto Firmino e Renato Augusto.

Como o mais importante é vencer, valeu. Agora vamos para o confronto com o México na segunda-feira(2).

 

Dídimo de Castro
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais