Cidadeverde.com

Brasil perde invencibilidade em eliminatória do Mundial de basquete de 2019

Imprimir

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

A seleção brasileira teve muitas dificuldades na partida desta sexta-feira (29) contra a Venezuela e acabou conhecendo sua primeira derrota nas classificatórias das Américas para a Copa do Mundo de 2019. Com o placar adverso (72x56), o Brasil também perdeu a liderança do Grupo B para os venezuelanos.

Os donos da casa começaram levando grande vantagem no garrafão com Echenique e Colmenares se impondo perante Varejão e Lucas Dias. A seleção masculina começou errando muito no ataque e a Venezuela abriu 11x2, com muita correria e o apoio dos 3 mil torcedores que lotaram o ginásio Papá Carillo, em Caracas.

As entradas de Yago, Jhonatan Luz e, principalmente, Scott Machado, aceleraram o jogo e fortaleceram a marcação. A diferença, que chegou a ser de dez pontos, caiu para quatro, o que fez o técnico venezuelano Fernando Duro pedir tempo. O primeiro quarto terminou 17x13 para a Venezuela.

Quando parecia que a seleção iria entrar no jogo, os erros de ataque e a defesa frágil só pioraram a situação. Dominado no garrafão e com a bola não caindo, o Brasil viu a Venezuela ir ampliando a vantagem e terminar o segundo quarto com uma vantagem de 14 pontos (38x24).

A preocupação do técnico Aleksandar Petrovic desde que assumiu a seleção foi com a defesa, porque o ataque brasileiro, historicamente, sempre funcionou. Mas hoje não funcionou. O aproveitamento brasileiro ficou muito abaixo do razoável. Nas bolas de dois o Brasil acertou 18 de 39 tentativas e nas de três, 5 de 25. Até nos lances livres a seleção pecou: apenas cinco acertos em 12.

A boa notícia ficou por conta da estreia de Scott Machado, que ajudou na marcação e participou bem das ações ofensivas. O armador anotou 12 pontos, deu três assistências e pegou dois rebotes. Varejão foi o maior pontuador do Brasil, com 16 pontos, além de pegar cinco rebotes. Leo Meindl também apareceu bem, principalmente na segunda etapa, encerrando a partida com 14 pontos e 10 pontos.

Na próxima segunda-feira (2), o Brasil enfrenta a Colômbia, em Medellín, na Ivan de Bedout Arena, na última partida da fase classificatória.

Sete seleção das Américas vão para o Mundial da China no ano que vem.

As informações são do site da CBB (Confederação Brasileira de Basquete).

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais