Cidadeverde.com

Rússia sorri como nunca e faz festa de título para ida às quartas em Moscou

Imprimir
  • espanha-russia-1-6.jpg Konstantin Rybin/RFS.RU
  • espanha-russia-1-5.jpg Konstantin Rybin/RFS.RU
  • espanha-russia-1-4.jpg Konstantin Rybin/RFS.RU
  • espanha-russia-1-3.jpg Konstantin Rybin/RFS.RU
  • espanha-russia-1-2.jpg Konstantin Rybin/RFS.RU
  • espanha-russia-1-1.jpg Konstantin Rybin/RFS.RU
  • espanha-russia-rfs-13.jpg Konstantin Rybin/RFS.RU
  • espanha-russia-rfs-12.jpg Konstantin Rybin/RFS.RU
  • espanha-russia-rfs-11.jpg Konstantin Rybin/RFS.RU
  • espanha-russia-rfs-10.jpg Konstantin Rybin/RFS.RU
  • espanha-russia-rfs-9.jpg Konstantin Rybin/RFS.RU
  • espanha-russia-rfs-8.jpg Konstantin Rybin/RFS.RU
  • espanha-russia-rfs-7.jpg Konstantin Rybin/RFS.RU
  • espanha-russia-rfs-6.jpg Konstantin Rybin/RFS.RU
  • espanha-russia-rfs-5.jpg Konstantin Rybin/RFS.RU
  • espanha-russia-rfs-4.jpg Konstantin Rybin/RFS.RU
  • espanha-russia-rfs-3.jpg Konstantin Rybin/RFS.RU
  • espanha-russia-rfs-2.jpg Konstantin Rybin/RFS.RU
  • espanha-russia-rfs-1.jpg Konstantin Rybin/RFS.RU

SILAS MARTÍ
MOSCOU, RÚSSIA (FOLHAPRESS)

Dizem que os russos não sorriem. É mentira. Eles não só sorriem como berram, gargalham, dançam e urram de alegria como se vivessem o último instante de suas vidas.

Minutos depois da vitória nos pênaltis da seleção russa sobre os espanhóis, as ruas do centro de Moscou viraram um mar de bandeiras do país e paus de selfie com celulares erguidos para registrar a cidade entrando em convulsão.

No trânsito parado, torcedores chegaram a subir em cima dos carros para dançar ao som do coro "Rússia, Rússia, Rússia". Outros buzinavam e desfilavam em seus conversíveis, vestindo a bandeira do país como capas de super-herói agitadas no vento da tarde.

Uma avenida de bares e teatros do centro mais uma vez foi tomada por torcedores que fecharam a passagem. Os bancos públicos chegaram a ser destroçados, virando pó debaixo dos pés de fãs eufóricos demais que fizeram deles um trampolim na hora da vitória.

Mesmo os que não quiseram sair de casa para celebrar a inesperada classificação de seu time para as quartas de final desta Copa do Mundo se debruçavam para fora de suas janelas e das sacadas dos prédios em arriscadas acrobacias.

Nos brindes mais animados pelas ruas, copos e garrafas chegavam a quebrar e trincar, deixando um rastro de cacos de vidro que não parecia incomodar ninguém. Mesmo os policiais já tratam o proibido consumo de álcool em vias públicas como a nova norma.

"Não lembro da última vez que vi uma coisa dessas, talvez só quando comemoramos a vitória contra os alemães na guerra", dizia Artem Pronishev, um rapaz que festejava a vitória com amigos no bar. "Nunca esperei esse resultado, mas no fundo, bem no fundo, eu até tinha uma esperança."

Esperança, aliás, é a palavra que a maioria dos torcedores nas ruas usava para descrever a reação à emocionante partida do dia e suas previsões para o futuro dos anfitriões no torneio que ruma para o fim.

"Só podemos ter expectativas, é esperança mesmo", dizia Misha Lyalkov, outro torcedor. "A certeza é que pelo menos agora todos nós vamos festejar até o dia seguinte."

No momento em que o goleiro russo Akinfeev defendeu o último chute espanhol, os garçons de um bar na abarrotada rua Dmitrovka, no centro moscovita, pularam de alegria e começaram a se abraçar, deixando drinques para depois.

Toda a cidade, aliás, parecia vir abaixo. Entusiastas de carros antigos, talvez prevendo a vitória, desfilaram suas lustrosas máquinas vintage, como um Chrysler 300 conversível, pela avenida, com fãs cobrindo o capô com a bandeira.

Na entrada da Nikolskaya, a rua de pedestres que liga uma avenida central à praça Vermelha, policiais montaram barricadas para controlar o fluxo de fãs, mas, já bêbados e entorpecidos com a vitória, muitos se espremiam entre os homens de farda e arrastavam os detectores de metal, forçando a entrada na festa.

Uma variedade de acessórios e roupas até agora não vistos nesta Copa também deu as caras por ali. Russos inovaram com chapéus de pelúcia, penachos, lacinhos, bandeiras, megafones, matracas, cornetas de toda sorte e até coroas e vestidos tradicionais desfilados por algumas mulheres.

Os que não vieram a caráter ofereciam as bochechas nuas a rapazes no meio da rua com pincel e potinhos de guache pintando na hora ali as listras vermelha, branca e azul da bandeira russa no rosto deles.

Tudo também virou palco, de bancos de praça a postes de luz e quiosques de informação, com fãs empoleirados sem camisa esgoelando o hino nacional. Pelo menos ao longo de uma noite, os russos parecem estar sorrindo tudo que não sorriram em suas vidas.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais