Cidadeverde.com
Últimas

Estudos apontam que a banana ajuda a combater a depressão

Imprimir

A banana é bastante conhecida por ajudar a evitar cãibras --devido à sua concentração de potássio-- e, por isso, muito consumida por atletas. Mas esse não é seu único valor nutritivo.

Rica em açúcares e sais minerais, a fruta ainda possui vitaminas A, B1, B2, C, D, E e H. "A fruta é conhecida como um dos mais completos alimentos", avalia Samantha Christie Enande, nutricionista da clínica Valéria Marcondes.

Segundo ela, a fruta também é um dos alimentos preferidos dos bebês, por sua consistência pastosa, e ajuda no crescimento dos pequenos. "Combate a diarréia, funciona como calmante, favorece a excreção do leite e combate a anemia", fala Samantha.
 

A alta concentração de energia é outra característica importante da banana, que dá disposição e ajuda na concentração. "Ela tem aproximadamente cem calorias por unidade. O amido da fruta fornece energia, que é liberada lentamente no organismo. Então, é uma excelente opção para atletas. O potássio também ajuda a proteger contra cãibras e contrações musculares causadas pelo esforço intenso durante a atividade física", avalia a nutricionista Regina Stikan, do Hospital e Maternidade São Camilo.

Novos estudos apontam que a banana também pode ajudar a combater a depressão. "A banana começa a receber maior atenção no que diz respeito aos benefícios que pode trazer quando incluída em um cardápio balanceado. Agora, um estudo analisa a presença de triptofano, que atua como antidepressivo natural, mantendo os níveis de serotonina no cérebro", completa Regina.

Saiba mais

É verdade que a banana é uma reserva de energia? Por quê?

Sim. A fonte de energia são o amido e a frutose, encontrados na banana, que são liberados lentamente no organismo.
 
Qual a melhor maneira de comer banana?

Uma boa opção para consumir banana é acrescentar farelo de trigo ou aveia, aumentando assim a quantidade de fibras da dieta. Se for cozinhar a fruta, que seja por um tempo curto, pois cozimento provoca a perda dos nutrientes.
 
Quais são os tipos mais conhecidos de banana?

Existem cerca de cem tipos de banana cultivadas no mundo todo. Os mais conhecidos no Brasil são a banana-d'água, a banana-figo, a banana-maçã, a banana-ouro, a banana-prata, a banana-nanica e a banana-são-domingos.
 
A banana também ajuda na concentração? Por quê?

Sim, devido ao alto teor de amido que, ao fornecer energia, mantém o indivíduo mais alerta.
 
Fonte: Folha Online
 
Tags:
Imprimir