Cidadeverde.com

McLaren flerta com Raikkonen, e Alonso tenta retorno à Renault

Imprimir

JULIANNE CERASOLI
LONDRES, REINO UNIDO (UOL/FOLHAPRESS)

A temporada da Fórmula 1 chega à metade neste fim de semana, no Grande Prêmio da Grã-Bretanha, e já são fortes as negociações de bastidores para o próximo campeonato.

Enquanto a maioria das principais vagas devem seguir com os mesmos pilotos, dois campeões do mundo veteranos buscam alternativas para continuar na categoria voltando a time com os quais tiveram sucesso no passado. Trata-se de Kimi Raikkonen e Fernando o Alonso.

Raikkonen já teria sido avisado pela Ferrari que será substituído pelo novato Charles Leclerc, atualmente na Sauber, no ano que vem. O finlandês de 38 anos, contudo, tem uma carta na manga: a sondagem da McLaren, por quem correu de 2002 a 2006.

O time inglês ainda não sabe qual decisão Fernando Alonso tomará em relação a seu futuro e está buscando alternativas caso o espanhol resolva sair.

"Sempre existe muita conversa, e não vou comentar sobre isso. Veremos o que vai acontecer", limitou-se a dizer no último fim de semana, na Áustria.

Além de Raikkonen, outro piloto sondado pela McLaren é Daniel Ricciardo. Ele confirmou o interesse do time inglês, mas deixou claro que sua intenção é definir o quanto antes seu futuro -em outras palavras, não quer esperar por Alonso. Na Áustria, os representantes do piloto tiveram "conversas produtivas" com a Red Bull, e o caminho mais natural para ele seria a renovação.

Para o chefe da Red Bull, contudo, não é sua equipe que tem a chave do mercado de pilotos. E sim a Mercedes, que deve renovar com Lewis Hamilton e Valtteri Bottas. Porém, antes que os acordos estiverem selados, todos vão esperar.

"São situações que estão interligadas de certa maneira", explicou Christian Horner. "Acho que todo o mercado de pilotos está esperando a iniciativa de Toto [Wolff, chefe da Mercedes]. Assim que ele assinar seus dois contratos, começará o efeito cascata".

Assim que Hamilton e Bottas forem confirmados na Mercedes, Verstappen e Ricciardo ficarem na Red Bull, e caso se confirme a dupla Vettel e Leclerc na Ferrari, as atenções se voltarão a Fernando Alonso.

O espanhol vem dando sinais de esgotamento na McLaren e teria se oferecido à Renault, em uma troca que envolveria seu compatriota Carlos Sainz, hoje no time francês.

A ideia, entretanto, não teria sido bem recebida em Enstone, onde Alonso foi bicampeão em 2005 e 2006. Além de seguir na McLaren, outra possibilidade para o espanhol seria deixar a categoria e focar na conquista da Tríplice Coroa -para ser o segundo piloto na história a chegar lá, ele precisa vencer as 500 Milhas de Indianápolis.

É fácil entender, portanto, porque o futuro de Sainz, atualmente emprestado pela Red Bull à Renault, também depende do movimento de Alonso. Outro competidor com futuro indefinido é Sergio Perez, que tenta uma vaga na Haas, provavelmente no lugar de Romain Grosjean, que não vem correspondendo nesta temporada.

Seu atual companheiro, Kevin Magnussen, contudo, é outro que não está garantido -o time tem opção de mantê-lo por mais um ano, mas o piloto disse que a cláusula ainda não foi ativada.

Nico Hulkenberg (Renault) e Esteban Ocon (Force India) devem manter seus assentos, assim como Pierre Gasly (Toro Rosso).

A McLaren deve trocar Stoffel Vandoorne pelo britânico Lando Norris, enquanto outro estreante, Antonio Giovinazzi, deve ficar com a vaga de Leclerc na Sauber. Já a Williams deve manter sua dupla atual.

A temporada de 2018 da F-1 tem Sebastian Vettel com um ponto de vantagem para Lewis Hamilton após nove das 21 etapas disputadas.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais