Cidadeverde.com

Capitão do Uruguai, Gódin queria ser o 10 e virou zagueiro sem querer

Imprimir

Konstantin Rybin/RFS.RU

BRUNO RODRIGUES
MONTEVIDÉU, URUGUAI (FOLHAPRESS)

Parece haver um consenso no meio do futebol de que Diego Godín, 32, capitão do Uruguai que enfrenta a França nesta sexta (6), é um dos melhores zagueiros do mundo. E como muitas das histórias de jogadores que pareciam fadados ao esquecimento e, de repente, arrancam para o sucesso, a do camisa 3 não é diferente.

Quer dizer, ele até poderia ter chegado à seleção de seu país, mas não como zagueiro e dificilmente entre os melhores do planeta em sua posição.
Quando tinha 15 anos, Godín era meia-atacante e corria atrás do sonho de ser um camisa 10, marcador de gols. Mas seu clube, o Defensor, parecia não acreditar em seu potencial e o dispensou.

Chateado, voltou de mala e cuia à sua cidade, Rosario, sudoeste do Uruguai, para buscar na família o consolo pela desilusão precoce na carreira.

Foi aí que um tio decidiu ajudá-lo e perguntou a um técnico do Cerro, de Montevidéu, se havia a possibilidade de que Godín fizesse um teste na equipe. Willans Lemus, treinador das categorias de base do clube, aceitou o pedido e incorporou o jovem meio-campista para um período experimental.

"Disse ao tio que as portas do Cerro estavam abertas. Isso foi numa sexta-feira. Na outra quarta, Diego já veio treinar. Perguntei em que posição jogava e me disse que era 'enganche', um 10, e falei para ele que eu não usava essa função no time. Então comentou que poderia jogar de meia pela direita", lembra Lemus, 59, em entrevista à Folha, enquanto toma um café de frente para o Rio da Prata, em Montevidéu.

Após alguns dias de treinos, Godín recebeu do treinador a notícia de que havia sido aprovado e assinaria contrato com o clube. E que já seria titular no próximo jogo. Como meia-direita. "Ele era melhor do que aquilo que eu tinha em termos de opções na época", diz o técnico, que hoje trabalha com as categorias de base do Racing de Montevidéu.

Nessa partida, Lemus perdeu um zagueiro expulso e o outro estava lesionado. Só tinha um defensor próprio da função para o compromisso seguinte. Foi então quando decidiu provar Godín na zaga.

"Ele não gostava muito da posição, via por sua cara. Só que não me falava", diz, aos risos, o treinador. "Mas à medida que foi trabalhando, se convenceu de que poderia chegar à primeira divisão".

Convenceu a si mesmo e a todos. Em um treino com os profissionais, o técnico do time principal, Gerardo Pelusso, gostou de sua atuação e imediatamente o incorporou ao grupo, em 2003.

Três anos depois, já era titular indiscutível e capitão da equipe. Foi com a camisa do Cerro que conseguiu sua primeira convocação para a seleção, em 2006, ainda com Jorge Fossati no comando.

De lá para cá, passou com sucesso por Nacional, de Montevidéu, e Villarreal (ESP), até chegar ao Atlético de Madri (ESP), onde é ídolo e pilar do sólido time treinado por Diego Simeone. Na seleção, assumiu a capitania com a aposentadoria de Diego Lugano.

Em um Uruguai x Argentina disputado no Estádio Centenário, encontrou Willans Lemus na saída e pediu que o ex-técnico esperasse um pouco. Quando voltou, tirou da mochila uma camiseta celeste, com o número 3 às costas.

Hoje, Diego Godín pode olhar para a própria carreira com a certeza de que atingiu o sucesso que pretendia quando ainda era um jovem meia dispensado pelo Defensor. E não esqueceu de onde veio e de quem o ajudou.

"Tinha condições para chegar à primeira divisão, mas humildemente te digo que não sei se chegaria ao que é hoje. Um dos cinco melhores zagueiros do mundo, se não está entre os três. E usando a faixa de capitão de uma seleção como a do Uruguai, que são muitos poucos que chegam a isso", diz Lemus.

Outro em Montevidéu ligado à origem de Godín é Héctor "Toto" Pereira, 67.

Há 20 anos, ele é roupeiro do Cerro e compartilhou vestiário e concentrações na passagem do jogador pelo clube.

Toto Pereira recebe a reportagem no Estádio Troccoli com um casaco do Red Bull Salzburg (AUT), um outro do América de Cali (COL) e uma calça do Tigre (ARG). Quando enfim tira as duas blusas para revelar uma camisa da seleção uruguaia, Toto brinca: "Eu vou parar por aqui, hein!".

A conversa se dá na lavanderia do clube. Sobre a mesa, um rádio ligado em um programa esportivo e sua cuia de mate, com adesivos do Cerro.

"Lembro do dia em que Diego [Godín] ia estrear. Não pôde fazer sua estreia porque não houve jogo, não havia polícia e a partida foi suspensa por falta de garantias de segurança. Diego ficou puto e veio reclamar comigo", lembra Toto à Folha, em uma das histórias que ele conta. Há outras que são impublicáveis.

Tão próxima se tornou a relação dos dois no período em que estiveram juntos que o roupeiro passou a apelidar Godín de Kaiser, como Beckenbauer.
Toto, inclusive, deu alguns conselhos para Godín quando foi fazer seu primeiro jogo pelo Uruguai, em um amistoso contra a Inglaterra. "Foi marcar aquele grandão e não parava de pegar no cara, puxar a camisa. Fui eu que falei para ele fazer isso. Um fenômeno", conta, sobre o dia em que Godín marcou o inglês Peter Crouch, de 2,01m.

Meses depois da estreia pela seleção, o Cerro foi rebaixado. Mas não por uma má campanha dentro de campo, e sim por pontos perdidos em razão de uma briga com torcedores do Peñarol. Toto e Godín choraram abraçados.

O roupeiro do Cerro é outro que Godín não esquece. Já o presenteou com chuteiras e com a camisa que ele estava usando nesta quinta (5), dada logo após uma partida da seleção em Montevidéu.

"São estas as coisas que ficam disso tudo. Ele parece o mesmo pibe", diz Toto Silveira, entre uma pitada no cigarro e outra, enquanto põe e tira da máquina de lavar os uniformes dos que hoje sonham em se tornar no futuro um novo Diego Godín.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais