Cidadeverde.com

Sebrae prepara evento inédito para Barra Grande no mês de agosto

Imprimir

Begê – Sabor e Sol. Esse é o nome do festival que o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, realizará em agosto em Barra Grande, focando a gastronomia e o turismo. Barra Grande é uma praia do litoral piauiense, localizada no município de Cajueiro da Praia, distante 400 quilômetros ao norte de Teresina.

Os preparativos para o evento estão em ritmo acelerado. Esta semana, o chef Naim Santos esteve em Barra Grande realizando oficina para os meios de alimentação que já garantiram participação no evento. Essa atividade foi uma parceria com o Serviço Social da Indústria, Sesi. Mais de 20 estabelecimentos estão confirmados no festival.

“Estamos empenhados na realização desse evento, que deve movimentar aquela região no período de baixa estação. A expectativa é atrair muitos visitantes e fomentar bons negócios para as empresas que atuam na cadeia produtiva do turismo. Além dos sabores locais, queremos destacar as belezas naturais e todo o potencial de Barra Grande, promovendo uma experiência gastronômica e turística em um cenário paradisíaco”, afirma o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda.

Na oficina, o chef Naim ensinou receitas de molhos, saladas, frutos do mar, carnes e massas, finalizando com dicas para um bom café da manhã. Naim Santos atuou por muito tempo na capital paulista, disseminando os sabores do Piauí, através de receitas que uniam a gastronomia moderna a ingredientes típicos locais, que é a sua marca registrada.

Já a partir de segunda-feira (09), estarão em Barra Grande os chefs Manoel Bezelga e Igor Rocha, os quais farão uma consultoria de preparação e apresentação de pratos. O foco dessa capacitação será a montagem dos pratos para que os mesmos sejam apresentados da melhor forma, encantando pelo visual e pelo sabor.

Entre as ações de preparação para o festival está prevista também uma oficina de preparo de drinks e coquetéis especiais, a ser realizada no período de 14 a 18 de julho. O objetivo é preparar os funcionários dos meios de hospedagem e alimentação para que possam oferecer produtos cada vez melhores e diferenciados para os turistas.

Na sequência de capacitações, será realizada uma oficina de imersão com chef de renome nacional. Esse profissional visitará fornecedores e depois se reunirá com os representantes dos estabelecimentos que participarão do evento.

“A ideia é que os estabelecimentos apresentem o prato que desejam oferecer e esse chef, cujo nome será confirmado em breve, possa sugerir melhorias nas receitas, sem interferir na essência das iguarias locais”, afirma a gerente de Atendimento Coletivo Comércio de Serviços do Sebrae no Piauí, Alreni Lima.

Esse mesmo chef realizará, durante o evento, um talk show com jornalistas e empresários falando um pouco da sua experiência no ramo da culinária e de suas vivências no Piauí, destacando o potencial da gastronomia local.

No que se refere ao turismo, serão trabalhados pacotes promocionais de hospedagem, uma parceria com os empresários locais, além de roteiros turísticos diferenciados chamar a atenção e despertar o interesse até mesmo de quem já visitou a pequena vila em outras oportunidades.

BEGÊ – SABOR E SOL

O nome do evento foi pensado como uma maneira charmosa e sofisticada de fazer referência à Barra Grande, uma das praias mais bonitas e badaladas do Piauí.

Em Barra Grande, o turista pode apreciar o passeio do cavalo marinho, percorrendo as águas de mangues, onde estão esses coloridos animais; ou simplesmente desfrutar do mar de águas tranqüilas, que mais se assemelha a uma lagoa.

Na Barrinha, onde estão águas de tons cristalinos, o visitante se sente no Caribe. Os ventos fortes do lugar são propícios para a prática do kitesurf.

É nessa região também que se localiza o Cajueiro Rei, o maior do mundo. Medições topográficas comprovam que a extensão dessa árvore é de 8.800 m², sendo 300 m² maior que o cajueiro de Pirangi, no Rio Grande do Norte, até então considerado o mais extenso do planeta.

No tocante aos atrativos especiais, serão trabalhados novas opções além de sol e praias. A ideia é inserir nas possibilidades de lazer vivências que possam aproximar os turistas das comunidades, fazendo os visitantes experimentarem opções únicas, que possam tornar a viagem para esse destino ainda mais inesquecível.

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais