Cidadeverde.com

No Dia Mundial da Saúde Ocular, saiba a importância de cuidar dos olhos

Imprimir

Hoje é comemorado o Dia Mundial da Saúde Ocular. A data foi criada para chamar atenção sobre a importância dos cuidados com a saúde dos olhos e mostrar à população os benefícios das medidas preventivas.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), oito em cada dez casos de cegueira, poderiam ser evitados se detectados precocemente com visitas periódicas ao oftalmologista. No Brasil hoje são mais de 1,2 milhões de pessoas que perderam a visão. A OMS estima que em 60% a 80% desses casos poderiam ser tratados se diagnosticados precocemente.

O oftalmologista Luciano Karol alerta que muitas doenças oculares são silenciosas e podem prejudicar a visão. “É fundamental fazer visitas periódicas ao oftalmologista tanto para acompanhar a saúde dos olhos como para fazer exames de prevenção. Em casos de doenças oculares, esse cuidado e acompanhamento médico é ainda mais importante. Essa rotina pode evitar doenças graves que levam até a cegueira, como o glaucoma”, alerta o especialista.

Dr. Luciano Karol acrescenta que essa visita ao oftalmologista deve começar cedo. “Apesar de muitas doenças oftalmológicas se manifestarem a partir dos 40 anos, esses cuidados devem se iniciar logo nos primeiros momentos da vida, com teste do olhinho. A partir daí, até os 2 anos a consulta deve ser a cada 6 meses e, depois, anualmente”, diz.

Já na fase adulta as atenções devem ser voltadas para doenças como o glaucoma, que prejudica o campo visual e outras que podem ser controladas.

Confira algumas dicas para saúde da visão:


- Não coçar os olhos;
- Usar óculos prescritos por médicos oftalmologistas. Não usar óculos prontos que podem trazer prejuízos para a visão;
- Usar óculos de sol com proteção UV;
- Evitar a exposição excessiva ao vento, poeira e agressões em geral;
- Não usar medicamentos (incluindo colírios) sem prescrição médica;

- Realizar consultas anuais ao oftalmologista ou quando sentir desconforto nos olhos.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais