Cidadeverde.com

Três militares morrem em acidente com helicóptero da FAB

Imprimir
Um helicóptero modelo H-1H Iroquois (matrícula 8532) da Força Aérea Brasileira (FAB), que vinha da Base Aérea de Natal (BANT), caiu no município de Icapuí, distante 210 quilômetros de Fortaleza. Segundo informações da FAB, três militares morreram carbonizados no local e outros três ficaram feridos no acidente.
 
A queda ocorreu em um areal cercado de cajueiros e carnaúbas no bairro de Berimbau, a cerca de dois quilômetros da sede do município, por volta das 16h30min de ontem. Pouco depois de chocar-se com o solo, o H-1H pegou fogo e liberou uma fumaça negra.
 
Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros de Aracati foram acionadas para o local do acidente. Durante a noite de ontem, os três militares feridos foram transportados por dois helicópteros da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) até o Instituto Doutor José Frota (IJF-Centro).
 
Os feridos são o major André Luis Barboza, 38, o sargento Ernesto Francisco Barreto Júnior, 38, e o sargento Fábio Marinho Freire, 30. Informações não-oficiais dão conta de que eles fariam parte do Esquadrão Falcão, sediado em Belém (PA).

O médico plantonista Marcelo Amorim, do Hospital Municipal de Icapuí, participou do atendimento aos militares. Segundo ele, o sargento Fábio Marinho estava em melhores condições que os outros dois e teria ajudado a retirá-los do helicóptero. O fogo só foi extinto horas depois da explosão. O acidente reuniu uma grande multidão ao local.

Ana Maria Soares, 39, que mora próximo à área em que a aeronave caiu, estranhou quando o helicóptero passou muito próximo ao telhado das casas. "Achei aquilo estranho, ele estava muito perto do chão e com um barulho esquisito. De repente, teve um barulho e apareceu uma fumaça preta. Acho que Icapuí todinha foi lá ver o acidente. O helicóptero estava pegando fogo", afirma. Ela explica que, quando chegou ao local, um dos sobreviventes estava caminhando e outro estava em uma maca do Samu do município.

O Comando da Aeronáutica abrirá uma investigação para apurar as causas que ocasionaram o acidente. Por volta das 20 horas, uma equipe da FAB chegou ao local da queda do helicóptero e isolou a área. Apenas uma nota de dois parágrafos foi divulgada sobre o ocorrido. Até o fechamento da edição, a identidade dos militares carbonizados permanecia desconhecida. A FAB não divulgou os nomes porque ainda não havia entrado em contato com as famílias na noite de ontem.
 
 
 
Fonte: Jornal O Povo

 

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: