Cidadeverde.com

Beneficiários do Minha Casa, Minha Vida terão qualificação profissional

Imprimir

Uma nova parceria entre Fundação Wall Ferraz e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação vai levar qualificação profissional para os beneficiários do Programa Minha Casa, Minha Vida, residentes no Portal da Alegria VI A. A solenidade de lançamento do Projeto de Capacitação Profissional para Produtividade e Renda vai acontecer nesta quinta-feira (19) no CEU Sul, localizado no bairro Portal da Alegria, às 16 horas.

Coordenado pela Semduh, o projeto tem como principal objetivo a oferta de cursos profissionalizantes que devem contribuir para a conquista da autonomia produtiva e geração de emprego e renda para os beneficiários do Minha Casa, Minha Vida.

O Prefeito Firmino Filho comentou que a Prefeitura quer fomentar a geração de emprego e renda, sobretudo para os mais vulneráveis. “O que estamos fazendo é oportunizar a qualificação. O mercado de trabalho está exigente e é preciso atendermos a essa demanda. Essas famílias terão oportunidade de mudança de vida, garantindo uma nova fonte de renda”, ressaltou.

Os cursos ofertados foram definidos a partir de mapeamento de vocações produtivas realizado por uma empresa especializada, estando em conformidade com as necessidades dos moradores e com as demandas do mercado local. São eles: Agente de Portaria, Assistente Administrativo, Corte de Cabelo e Escova, Depilação, Decoração com Balões, Bombeiro Hidráulico, Operador de Microcomputador e Técnicas de Vendas. Durante o segundo semestre o projeto terá continuidade com a oferta de novos cursos para os moradores do Portal da Alegria VI A.

“Com mais esse projeto, a FWF dá continuidade a sua política inclusiva de levar qualificação a diferentes públicos e bairros da cidade, garantindo que as pessoas beneficiadas possam ter mais perspectivas para o mercado de trabalho e empreendedorismo”, destaca a presidente em exercício da Fundação Wall Ferraz, Nilza Melo.

Os cursos serão realizados nos espaços do CEU Sul e nos Centros de Capacitação dos bairros Redenção e Vermelha. Durante todas as atividades as famílias serão assistidas pelo apoio de recreadores infantis, para acompanhamento das crianças, de modo a facilitar que seus responsáveis realizem tranquilamente as atividades de qualificação. Os beneficiários também vão participar de diálogos sobre gênero promovidos pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, visando o enfrentamento da desigualdade de gênero e empoderamento feminino.

Ao final dos cursos, os atendidos pelo projeto poderão participar do Workshop de Qualificação Profissional do Balcão do Trabalhador onde terão a oportunidade de se prepararem para os processos de seleção na busca do emprego e inserção no mercado de trabalho. Também será realizada uma feira para que os concludentes dos cursos possam mostrar suas novas formas de geração de renda.

A realização do Projeto Capacitação Profissional para Produtividade e Renda representa o fortalecimento da política de qualificação profissional realizada pelo município de Teresina, constituindo uma ferramenta para que essas famílias beneficiadas pelo Programa Minha Casa, Minha Vida possam conseguir qualificação para o mercado de trabalho e para a geração de emprego e renda através de atividades autônomas e empreendedoras.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais