Cidadeverde.com

Programa de Incentivo ao Primeiro Emprego inicia as inscrições nesta segunda

Imprimir

Os jovens entre 18 e 24 anos residentes na região do Parque Lagoas do Norte serão beneficiados com cursos de qualificação profissional do Programa de Incentivo ao Primeiro Emprego, desenvolvido pela Fundação Wall Ferraz e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. Para participar, os jovens devem ter concluído o ensino médio ou estar cursando o último ano e comprovar que não tenham tido relação formal de emprego. 

As inscrições para os cursos vão acontecer a partir desta segunda-feira (23). Nesta primeira etapa, serão oferecidas 125 vagas distribuídas em 4 cursos.

O programa tem como objetivos promover a capacitação socioprofissional dos jovens com foco no primeiro emprego, fomentar a inserção do jovem teresinense no mercado de trabalho formal e promover a geração de trabalho e renda. O lançamento oficial do Programa acontecerá em agosto no momento da aula inaugural dos cursos, dentro das comemorações do aniversário da Cidade.

Os cursos ofertados comtemplam as áreas de gestão e beleza: Operador de caixa, Operador de call center, Operador de microcomputador e Corte de cabelo masculino e barbearia e vão acontecer na sede da administração do Parque Lagoas do Norte e nos Centros de Capacitação dos bairros Poty Velho, Itaperu, Matadouro e Parque Alvorada.

“Esta é mais uma ação que gera oportunidades para os jovens do município e fortalece ainda mais a inclusão socioprofissional, com impactos no enfrentamento às situações de vulnerabilidade social a que se encontram expostos os jovens daquela região”, pontua presidente em exercício da FWF, Nilza Melo.

Neste projeto, a FWF é a responsável pela oferta dos cursos de capacitação profissional, em nível de formação inicial e continuada, aos jovens que atenderam aos critérios do Programa e a SEMDEC será responsável por captar vagas de trabalho direcionadas para o primeiro emprego junto às empresas, para encaminhamento dos jovens capacitados aos processos de seleção. O Programa integra o conjunto de ações do Sou Capaz que é uma das ações do Programa Vila Bairro Segurança coordenado pela SEMCASPI, e que conta com a participação também da SEMEST e SEMJUV. Na execução das primeiras turmas a SEMPLAN também é parceira, pois as primeiras turmas serão ofertadas na área que abrange o Programa do Lagoas do Norte.

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Venâncio Cardoso, ressalta importância de levar qualificação e oportunidade de geração de emprego e renda para a região do Lagoas Norte: “Essa parceria é importante porque o jovem recebe a capacitação e a oportunidade de uma entrevista para uma vaga em um curto espaço de tempo. Isso também demonstra as ações do poder público municipal atuando em comunidades onde os jovens precisam de mais atenção do poder público. A Semdec entra fazendo essa intermediação, porque acredita na qualificação desses jovens e acredita que isso leva um grande benefício para a comunidade do Lagoas do Norte”, afirma.

As empresas que aderirem ao Programa e cumprirem seus objetivos, através da destinação de vagas de primeiro emprego para contratação de jovens egressos dos cursos de formação socioprofissional serão agraciadas com o Selo “Empresa Amiga do Primeiro Emprego”.

O Vila Bairro Segurança é um projeto da Prefeitura de Teresina, conduzido por meio da- Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (SEMCASPI) com o intuito de promover e fortalecer a política de segurança municipal, promovendo a inclusão social dos setores mais vulneráveis. Atualmente, o projeto é desenvolvido na região do Lagoas do Norte, assistindo os seguintes bairros: Acarape, Aeroporto, Alto Alegre, Itaperu, Mafrense, Matadouro, Mocambinho, Nova Brasília, Olarias, Parque Alvorada, Poti Velho, São Francisco e São Joaquim.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais