Cidadeverde.com

Marcolândia sedia Encontro Municipalista da região do Vale do Itaim

Imprimir

O município de Marcolândia, distante  422 km de Teresina, na divisa do Piauí com o Pernambuco, foi a cidade escolhida para sediar o 5º Encontro Municipalista, realizado pela Associação dos Municípios do Vale do Itaim (AMVI).

O evento aconteceu na manhã deste domingo, dia 22 de julho, no auditório da Câmara Municipal, e teve como principal objetivo, promover a união e o fortalecimento do Movimento Municipalista como estratégia de enfrentamento à crise política e econômica e de busca por melhorias para os municípios.

O encontro abordou três temas importantes para o municipalismo, como o aerolevantamento para o cadastro imobiliário e para a implementação de medidas técnicas e administrativas para a regularização fundiária. Outros assuntos em pauta foram os planos municipais de resíduos sólidos e de saneamento, como também, a ação de recuperação do FPM, o Fundo de Participação dos Municípios.

O evento reuniu prefeitos de 16 municípios do Piauí, dentre estes, o presidente da Associação, o prefeito Antoniel de Sousa, o Toninho (de Caridade), o vice Edilson Brito (de Vila Nova), o presidente da APPM, Gil Carlos (de São João do Piauí) o Francisco Pedro Araújo, o Chico Pitu – PT, que foi o anfitrião do evento em Marcolândia, além do governador do Estado Wellington Dias (PT), do senador Ciro Nogueira (Progressistas) dos deputados federais Marcelo Castro (MDB), Júlio César (PSD), Assis Carvalho (PT) e Paes Landim (PTB), os estaduais, Georgiano Neto (PSD) , Nerinho (PTB), Limma (PT) e Flávio Nogueira Junior (PDT).

O governador do estado do Piauí, Wellington Dias (PT) esteve presente no 5° encontro da AMVI e foi o primeiro a discursar na reunião, e conta a importância da discussão dessas ideias. Ele ainda destaca a sua empolgação em ver a criação e o desenvolvimento dessa entidade voltada para dar assistência aos municípios da região do Vale do Itaim.

“Está sendo discutido pautas importantes, como a revitalização da cultura de plantio da mandioca, como também, tratamos sobre a questão da segurança, estamos deslocando mais policiais para essa região e destaco ainda uma proposta para a área do saneamento, focada principalmente na coleta do lixo, dentre outros temas relevantes que foram discutidos”, frisou o governador.

O presidente da AMVI e prefeito da cidade de Caridade do Piauí, o Toninho (PSD), frisa a relevância de existir debates e reuniões como essa, afim de reunir os gestores dos municípios, para que cada um traga suas experiências individuais de cada cidade, assim como seus anseios por melhores condições de desenvolvimento.

“Quando estive em Brasília tentando lutar só pelo meu município, senti a dificuldade de conseguir recursos perante aos órgãos, sozinho, e debatendo me trouxeram a importância de a gente se fortalecer aqui na região. Daí decidimos convocar os colegas e decidimos que deveríamos fundar uma associação para lutarmos juntos”, contou Toninho.

O presidente ainda ressalta que hoje a associação está completando um ano, e fala que o desenvolvimento de todos os municípios juntos está sendo muito grande. “Conseguimos vários avanços, sempre trazemos pessoas que vem realizando um trabalho em conjunto para nossa reunião, nesse sentido diminuímos custos e se tornou algo eficiente. Estamos sempre trocando ideias entre os municípios para que sempre possamos avançar mais ainda no sentido da economia local”, falou o presidente da AMVI.

Fonte: cidadesnanet

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais