Cidadeverde.com

Novo VLT passa por testes e metrô deve deixar de funcionar até outubro

Imprimir

Foto: Divulgação/ Setrans 

O secretário de Transportes do Piauí, Guilhermano Pires, informou nesta segunda-feira (23) que ainda estão sendo realizados os testes no novo Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Teresina, que foi adquirido pelo governo do estado. De acordo com o secretário, o metrô, que ainda faz o transporte de passageiros, deve sair totalmente de operação até outubro, já que em seu lugar devem ficar os vagões novos dos três VLTs.

Guilhermano disse que estão sendo feitos reparos em alguns pontos críticos nos trilhos para que o VLT continue em funcionamento. O segundo vagão dos três adquiridos pelo governo chegou a capital na última segunda-feira e de acordo com o secretário, ainda está passando por testes dinâmicos para que entre em funcionamento. 

Mesmo quando os novos VLTs já estiverem todos em funciomento, ele diz que o tempo de viagem continuará sendo o mesmo. “Como a linha férrea é antiga, eles precisam operar com limite de velocidade, em torno de 40 e 50 km. Acredito que o tempo da viagem só poderá ser reduzido depois que for feita a revitalização dos trilhos, cuja licitação deve sair em agosto”, afirmou o secretário. Os veículos contiuarão fazendo a linha do bairro Dirceu Arcoverde, na zona Sudeste, até o Centro. 

“Está tudo acontecendo de forma normal, dentro do previsto. O VLT ainda está passando pelos testes dinâmicos, que duram de 10 a 15 dias e somente depois vai entrar em operação. Paralelo a isso, estão sendo feitos reparos nos trilhos, naqueles trechos que estão muito desgastados, estão sendo reparados. [...] Os trens antigos deverão sair totalmente de operação até outubro”, contou.

A setrans informou que no total, a primeira etapa do projeto contará com três VLTs, com capacidade total para transportar até 1.800 passageiros, por viagem. De acordo com o cronograma, o terceiro VLT deve chega à capital no mês de agosto. A previsão é de que os três estejam em pleno funcionamento até o final de setembro. 

Também de acordo com Guilhermano, no início de agosto será lançada a licitação do projeto básico de revitalização dos trilhos do metrô e reforma das estações. “Acreditamos que no mês de agosto vai ser publicada para contratarão do projeto básico e executivo para que as obras comecem até o primeiro semestre da semana que vem”.

O projeto básico tem um orçamento de aproximadamente R$ 450 milhões. Além desse projeto, ele disse que o processo licitatório para a expansão da linha férrea será lançado em setembro deste ano, contudo, não soube informar qual será o valor do investimento nem quando as obras deverão começar.

Foto: Divulgação/ Setrans 

Lyza Freitas
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais