Cidadeverde.com

Casa da Cultura oferece oficinas de revelação fotográfica no sol e montagem de livros

Imprimir

A Casa da Cultura oferece neste final de semana uma oficina de Revelação Fotográfica no Sol. Aprenda a fazer a fórmula, o pigmento e a aplicação em diversos suportes. Os materiais e a apostila necessários para o curso já estão inclusos na inscrição que pode ser feita na própria Casa da Cultura.

A artista visual e designer, Kelly Saura, resgata antigas técnicas de revelação que possibilitam criativas formações da imagem. A partir de estudos e práxis experimentais a artista desenvolve projetos híbridos (objetos, intervenções urbanas, instalações, arte-eletrônica e audiovisual), no Rio de Janeiro. 

Entre outros projetos que realiza, Kelly Saura, ministrará no dia 28 de julho, na Casa da Cultura, uma oficina de “Revelação fotográfica ao sol”, goma bicromada, usando para suas revelações pigmentos naturais diferenciados, o vidro e outros suportes, e a luz solar. Na oficina de curta duração, os participantes irão aprender a preparar a emulsão, sensibilizar o vidro para receber a fotografia, preparar os negativos, e o processo de revelar as imagens com luz natura. 

“Durante as aulas, daremos uma introdução sobre processos antigos e a invenção da fotografia, utilizações contemporâneas da técnica, assim como as demais técnicas de aplicação de imagens no vidro, primeiro suporte de revelação fotográfica”. Em oficina de longa duração a técnica é aplicada, também, em outros suportes, como a cerâmica e a pedra. “O curso inclui, ainda, os materiais e a apostila “passo-a-passo”. O aluno poderá levar no final da oficina suas próprias peças”, diz a especialista.

Montagem de livros

Kelly Saura também ministrará oficina ensinando os fundamentos básicos da montagem e produção de livros. Papel, régua, cola, tesoura, linha e agulha e criatividade para se auto-publicar. A oficina será de 2 dias, com aulas de 14 as 17hs. No primeiro dia, a artista irá apresentar alguns formatos e técnicas de encadernação. No segundo dia os participantes irão desenvolver sua própria publicação a partir de algum material trazido ou produzido na hora.

Kelly Saura foi integrante do coletivo Media Sana; participou da Residência Artística Restelinha e do Circuito ArteMov de Arte e Tecnologia, SPA das Artes, e do programa de acompanhamento ArtTrainne, da Galeria BCubico. 

Da Redação
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais