Cidadeverde.com

Presidente do TRE desabafa e diz que estrutura de cartórios ofende a justiça

Imprimir


Desembargador Francisco Paes Landim (Foto: Wilson Filho)

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), desembargador Francisco Paes Landim, fez um desabafo nesta terça-feira (31) sobre a situação estrutural dos cartórios eleitorais do interior do estado. O magistrado já visitou 58 dos 82 cartórios do Piauí e definiu a situação como uma ofensa à justiça.

“Os serviços cartorários são de excelência, estão sendo prestados a altura pelos chefes de cartórios, com dedicação, espírito público e compromisso. O que estranhamos foi a situação de instalações físicas, hidráulicas e elétricas que estão deixando muito a desejar, que me parecem ofensivas a dignidade da justiça”, destacou. 

O desabafo aconteceu durante reunião no auditório do tribunal com chefes cartorários de todo o estado. Eles receberam orientações sobre o trabalho a ser realizado pelas zonas eleitorais em cada município. No encontro também foi pontuado sobre as deficiências encontradas na zonas e as possíveis providências que do TRE para o problema.

Paes Landim garante que todos os cartórios serão visitados antes das eleições de outubro. O presidente destacou problemas em Buriti dos Lopes, Gilbués e Angical.

De acordo com o presidente, os cartórios devem estar devidamente instalados e alguns funcionam em casas alugadas, mas sem condições dignas básicas de trabalho.

“Por vezes está faltando isso. [...] várias situações e providências precisam ser tomadas a fim de que sejam dignamente instalados. É preciso reformar, recuperar, fazer limpeza porque tem muito material inservível que precisa ser recolhido, que vai se acumulando e precisamos dar destinação legal e é isso que estamos providenciando”, declarou. 

Lyza Freitas
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais