Cidadeverde.com

Especialista orienta como ter segurança nas cirurgias plásticas

Imprimir

Recentemente, casos polêmicos envolvendo cirurgias plásticas e procedimentos estéticos no Brasil despertaram a atenção para os cuidados com a segurança. Não dá para abrir mão do sonho de se sentir melhor, de reparar algumas imperfeições, então a dica é: cuidado! Antes de qualquer coisa, saiba quem você está escolhendo para cuidar de você e onde será feito o procedimento. Aquele bumbum com aspecto de durinho, seios firmes e do tamanho adequado ao biotipo físico, a cintura fina e o corpo bem desenhado sempre serão o sonho de qualquer mulher. E não são só elas não. Os homens estão cada vez mais de olho na tecnologia e no bisturi pra se sentir melhor. No caso deles, as cirurgias de implante capilar, rinoplastia e lipoaspiração são as mais procuradas. Procedimentos cada vez mais diversos para melhorar questões físicas e a autoestima e muitos recursos à disposição, na atualidade, não dispensam cuidados básicos com a segurança, que sempre vão existir.

 
O avanço tecnológico contribuiu para o incremento das opções a serem consideradas possíveis por especialistas e pacientes. Porém, ao passo que a cirurgia plástica pode melhorar aquilo que incomoda você, existem riscos que não podem ser desprezados. Primeiro se certifique se o profissional escolhido está apto a realizar tal procedimento. “Um bom caminho é saber se ele é credenciado a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Isso significa que o profissional cumpre os requisitos básicos técnicos e éticos para exercer as atividades”, orienta o cirurgião plástico Edson Neto. 
Esse grupo de especialistas está disponível na página oficial na internet da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica: http://www2.cirurgiaplastica.org.br.
O título de Especialista lhes assegura formação, capacitação e habilitação para práticas médicas seguras e reconhecidas cientificamente. Esses médicos terão competência para identificar, diagnosticar e ainda indicar a melhor conduta para cada caso.

Dr. Edson Neto, cirurgião plástico


 O cirurgião Edson Neto também orienta verificar as condições onde os procedimentos serão realizados. Qualquer procedimento invasivo deve ser realizado em estabelecimentos de saúde com as devidas licenças sanitárias, e preparados para eventuais emergências. “Um exemplo de irregularidade e de perigo são as lipoaspirações realizadas em consultórios de profissionais de saúde e não em hospitais, o que é um risco para pacientes e médicos”, completa. Como em toda cirurgia, existem riscos. Para minimizá-los, os primeiros cuidados consistem nos exames pré-operatórios. “É necessário saber se o paciente está preparado para ser submetido ao procedimento cirúrgico ao qual o mesmo deseja se submeter”, lembra o Dr. Edson.
A relação médico-paciente deve continuar mesmo após o procedimento, até porque os resultados da maioria dos procedimentos plásticos, apesar de permanentes, dependem muito das visitas regulares ao seu médico no pós-operatório. “O preparo pré-operatório e o trabalho em equipe multidisciplinar após o procedimento são essenciais para o resultado final da cirurgia plástica”, finaliza o cirurgião.

 

Sobre o nosso entrevistado:
Em Teresina Dr. Edson graduou-se em Medicina pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e, em São Paulo, começou a residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Heliópolis. Experiência que durou dois anos. Concluída sua formação em Cirurgia Geral, decidiu seguir na realização de sua meta: tonar-se Cirurgião Plástico. Após aprovação em algumas das residências mais concorridas do Brasil, optou por fazer sua formação no serviço de Cirurgia Plástica da Faculdade de Medicina do ABC, em São Paulo, uma das mais tradicionais e conceituadas escolas de Cirurgia Plástica do país.
 
Após 11 anos de estudo (6 anos da graduação, 2 anos de residência em Cirurgia Geral e 3 anos em Cirurgia Plástica), realizou o exame nacional necessário para exercer de forma ética a área da Cirurgia Plástica. Com a devida aprovação na prova, tornou-se Membro Especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Durante os seis anos em que residiu em São Paulo, Edson Neto participou de importantes Congressos Nacionais e Internacionais, nos quais teve a oportunidade de trocar experiências com profissionais conceituados, obtendo constante atualização e qualificação profissional.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais