Cidadeverde.com

De pão de queijo à carne: países impõem 20 barreiras comerciais ao Brasil

Imprimir

De pão de queijo à carne bovina, os produtores e empresas do Brasil enfrentam 20 barreiras comerciais impostas por outros países no comércio internacional. O mapeamento foi feito pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgado nesta segunda-feira (6).

As barreiras são establecidas pelos países para dificultar a importação de produtos de outras economias ou podem aparecer na forma de subsídio, dando benefícios para as empresas locais. Contra o produto brasileiro, o estudo identificou barreiras sanitárias e técnicas, cotas tarifárias, concessão de subsídio, entre outras barreiras.

"O Brasil é mais afetado no setor da agroindústria porque é muito competitivo. Com isso, outros países estão criando normas e barreiras mais sofisticadas para conter o produto brasileiro", afirma a gerente de Política Comercial da CNI, Constanza Negri Biasutti.

Das 20 barreiras contra o Brasil, 17 foram adotadas por economias que integram o G-20, grupo que reúne as 19 maiores economias do mundo e a União Europeia.

"Quanto mais pró-ativo for o governo brasileiro, mais chances o Brasil tem derrubar essas barreiras", diz Constanza. "É preciso mecanismos de diálogo. É possível superar este cenário nos ambientes bilaterais e multilaterais, por meio da OMC (Organizaçaõ Mundial do Comércio) e pelos acordos de negociação."

As medidas restritivas sobre aço e alumínio do Brasil adotas pelos EUA não foram incluídas no levantamento porque, segundo a CNI, se trata de um movimento recente e os setores ainda não levaram a questão para a entidade.

Infográfico: G1

Mundo em tensão
Atualmente, a economia mundial enfrenta um período de forte tensão comercial. Os Estados Unidos anunciaram no início deste ano uma série de aumentos de tarfias de importação, desencadeando uma guerra comercial, sobretudo com a China.

A OMC já alertou que as tensões comerciais começaram a afetar a economia global. Segundo a entidade, os crescentes embates são uma ameaça ao próprio sistema de comércio internacional e as economias do G20 precisam usar todos os meios à sua disposição para atenuar a situação.

Coalização para reduzir barreiras
A CNI lança nesta segunda-feira a Coalizão Empresarial para Facilitação de Comércio e Barreiras (CFB) para reduzir os obstáculos e a burocracia para a exportação. Segundo a entidade, os custos para a exportação sobem 13% por causa da burocracia aduaneira.

Fonte: G1

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais