Cidadeverde.com

Prefeitura de Teresina lança desafio nas redes sociais por uma cidade mais sustentável

Imprimir

No mês de aniversário de Teresina, a prefeitura da capital piauiense está lançando desafios nas redes sociais para incentivar os teresinenses a contribuir para uma cidade melhor. Para cada dia de agosto, há uma prática específica relacionada aos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, com atividades simples que podem ser adotadas no dia a dia. Quem quiser participar pode registrar em forma de stories ou foto na rede social Instagram e marcar a Agenda 2030, setor da secretaria municipal de planejamento e coordenação (Semplan) responsável pelo desafio. Ao fim do mês, cada participante terá uma árvore plantada na cidade em agradecimento pela colaboração.

“É um desafio em comemoração ao aniversário de Teresina, e não existe forma melhor de comemorar do que cuidando da cidade que a gente gosta. Então criamos esse desafio e todos os dias estamos postando uma ação que você pode praticar e que vai contribuir para o desenvolvimento sustentável de Teresina. É uma forma de disseminar práticas que a gente pode incorporar no dia a dia”, conta a coordenadora da Agenda 2030 em Teresina, Gabriela Uchôa.

É no perfil do Instagram da Agenda 2030 (@teresina_2030) que os desafios são postados diariamente. Existem práticas mais simples, como utilizar luz natural ao invés de artificial, utilizar ou oferecer carona para deslocamento pela cidade, ou adotar uma garrafinha de água reutilizável. Outros exigem um pouco mais de esforço, como organizar um bazar de coisas usadas com os amigos ou começar uma pequena horta em casa. Há também alguns que fazem refletir sobre pequenos sacrifícios para tornar a vida mais sustentável, como passar um dia sem consumir carne ou sem utilizar materiais de plástico descartável. 

Todos os desafios estão relacionados de alguma forma com a Agenda 2030, plataforma da ONU em forma de um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade, que busca fortalecer a paz universal. O plano indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, e 169 metas, para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta. Como exemplo, podem ser citados ações contra mudança global no clima, educação de qualidade, fome zero e agricultura sustentável, trabalho decente, equidade de gênero, entre outros. 

“A gente preparou com base na orientação deles de como incorporar essas práticas no dia a dia com esses pequenos desafios. Nem sempre você vai cumprir todos, tem alguns que são mais específicos, talvez não se adeque à sua casa, ou à sua rotina diária, mas o importante é que você vá incorporando algumas dessas ações. Essa é a nossa intenção para ajudar a ter um consumo mais sustentável e uma vivência melhor com a cidade”, explica Gabriela. 

“A prefeitura de Teresina é pioneira em ter uma equipe voltada exclusivamente para os objetivos da agenda 2030, e ações como esses desafios ajudam a incluir a população como parceira na busca por uma cidade melhor”, explica o secretário municipal de planejamento, José João Braga. 

Qualquer pessoa pode participar dos desafios. Para isso, ao realizar alguma das práticas pedidas, basta registrar em forma de stories, marcando o perfil da Agenda 2030 (@teresina_2030), ou como foto no feed do Instagram, com a hashtag #desafiothe2030. Ao fim dos 30 dias de desafios, será plantada uma árvore para cada pessoa que participou da iniciativa, e estas árvores ficarão registradas em um mapa online com um agradecimento a cada participante. Mas o principal objetivo é, ao fim destes 30 dias, que a população esteja um pouco mais consciente sobre as formas de contribuir com uma cidade melhor. 

“Às vezes a gente não adota uma prática simplesmente porque não conhece, nunca experimentou. Então nesses desafios você experimenta alguma coisa e desperta para uma ação que você possa fazer com mais facilidade, adota para a sua vida e contribui para a gente ter uma cidade mais saudável”, conclui Gabriela.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais