Cidadeverde.com

Parte do acostamento da Av. João XXIII será transformada em ciclofaixa; entenda

Imprimir

A construção de pontos de ônibus, que servirá como abrigo para os passageiros a espera da condução, ao longo da Avenida João XXIII tem gerado polêmica na cidade. Os abrigos, facilmente visualizados por quem trafega na região, estão assim posicionados devido a implementação de uma ciclofaixa na via, e que ficará por detrás deles. 

Surgiu a informação de que os abrigos estariam sendo construído no local errado, mas o diretor de transito e sistema viário da Strans, José Falcão, esclareceu que se trata da implementação de um novo sistema.  Em Teresina é comum à colocação das “paradas de ônibus” na calçada. 

“No caso, o que está sendo transformado na (Avenida) João XXIII é o acostamento no sentido Leste-Oeste, ou seja, no sentido bairro-Centro, em ciclofaixas. Então, onde hoje visualizamos acostamento estará sendo a partir da próxima semana será ciclofaixa. Desta forma, o ciclista terá um espaço dedicado para fazer uso da sua bicicleta e se deslocar com maior segurança na via”, explicou o diretor.

José Falcão ressaltou que “para evitar problema no momento em que o passageiro estiver descendo do ônibus para acessar a parada, no caso o abrigo de ônibus, e ter o conflito com o ciclista que está na ciclofaixa, nós estamos fazendo essa passagem da ciclofaixa por trás do abrigo”. 

De acordo com o projeto, esse esquema trará mais segurança ao ciclista e ao pedestre. “Esse projeto já vem de outras cidades do Brasil”, afirmou o diretor. Algumas pessoas chegaram a relatar riscos de acidentes, pois os carros podem se chocar com os abrigos. 

A via é federal, mas houve uma discussão com o DNIT por se tratar de um trecho urbano, destacou o diretor da Strans, para que fosse feito a ciclofaixa no acostamento. 
 

 Carlienne Carpaso
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais