Cidadeverde.com

Undime-PI promove formação do programa Mais Alfabetização

Imprimir

Nesta sexta-feira (10), a seccional piauiense da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-PI) promove curso de formação do programa Mais Alfabetização. O evento é voltado a coordenadores municipais do programa. A capacitação será realizada no auditório da Associação Piauiense de Municípios (APPM), em Teresina, das 8h às 14h.

O Mais Alfabetização visa ao fortalecimento e à oferta de apoio às escolas no processo de alfabetização dos estudantes de todas as turmas do primeiro e segundo anos do Ensino Fundamental. O programa é resultado de parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e as secretarias municipais, estaduais e distrital de educação, por meio de articulação institucional e cooperação com as redes de ensino, e com apoio técnico e financeiro federal.

Entre as principais medidas do programa estão a garantia do assistente de alfabetização ao professor em sala de aula em todas as turmas com mais de 10 alunos matriculados, o incentivo à realização de mestrados profissionais aos professores que atuam no primeiro e segundo anos do Ensino Fundamental, além do fortalecimento da gestão das secretarias de educação e escolas.

“Durante o encontro, vamos tratar sobre a importância do Mais Alfabetização, fornecer orientações gerais sobre o programa a dirigentes municipais de educação e coordenadores municipais do programa, além de realizar uma avaliação intermediária. Em novembro, devemos realizar a avaliação do programa”, explica a professora Ana Patrícia Barros, coordenadora do programa no âmbito da Undime-PI. 

“O objetivo desse programa é auxiliar a rede pública de ensino a melhorar os índices de alfabetização em todo o País. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional determina o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo. Esse é o desafio que o Mais Alfabetização nos ajuda a enfrentar, fortalecendo o aprendizado dos alunos em sua fase inicial”, acrescenta a professora Sidnei Lins, presidente da Undime-PI e dirigente municipal de ensino de Bom Jesus. 

Para maiores informações, o gestor interessado em participar do evento deve entrar em contato pelo telefone (86) 2107-7900 ou pelo e-mail [email protected].

Alfabetização
Para ser considerado alfabetizado o estudante deve compreender o funcionamento do sistema alfabético de escrita; construir autonomia de leitura e se apropriar de estratégias de compreensão e de produção de textos. Já em matemática, deve aprender a raciocinar, representar, comunicar, argumentar, resolver problemas em diferentes contextos, utilizando conceitos, procedimentos e fatos matematicamente.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais