Cidadeverde.com

FMS lançará site informativo para ampliar atendimento do SUS em Teresina

Imprimir

Para facilitar o acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS), a Fundação Municipal de Saúde (FMS) irá lançar um site informativo sobre os serviços oferecidos pelo SUS em Teresina.  O lançamento integra o calendário de comemoração ao aniversário de 166 anos da capital piauiense.

O site está previsto para ser lançado na próxima terça-feira (14). O presidente da FMS, dr. Silvio Mendes, defende que o SUS “é uma das maiores conquistas dos brasileiros na área social porque ele busca cumprir a lei em atender a todos de forma integral. Ele tem um volume de ofertas e serviços muito grande e que a população, mesmo os trabalhadores em saúde (médicos, enfermeiros etc.), às vezes, não tem conhecimento. Portanto, são serviços disponíveis e não utilizados”.

“A criação do site vem preencher uma lacuna, uma necessidade do sistema, que é dar conhecimento a população de quais serviços são esses. Teresina possui uma rede pública municipal de 90 Unidades Básicas de Saúde, são 264 equipes de saúde da família, 264 médicos, 264 enfermeiros, quase o mesmo tanto de dentistas, e essa rede está espalhada por toda a cidade, inclusive na zona rural. Em tese, ela é suficiente para atender 100% da população que mora em Teresina”.

Silvio Mendes reforça que “essa é uma rede que está disponível, ela existe, e nós identificamos que, muitas vezes, a população não sabe como utilizar esse serviço. Por exemplo: como agendar uma consulta para ser atendido na UBS ou, a partir dela, a chamada de porta de entrada no sistema, eu procure ser atendido dentro da minha necessidade com um médico especialista”. 

“Muitas vezes a pessoa não sabe como utilizar esses serviços (como tirar consulta, como fazer exames, internação hospitalar etc.) Então, o site foi criado de uma forma bem simples, em uma linguagem acessível, de fácil compreensão, e que ele próprio se explica. A finalidade principal desse site é dar conhecimento a população de que serviços são esses, seja da rede própria do município, seja dos outros hospitais que são contratos pelo SUS. Você não só vai saber como utilizar esse serviço como também para reclamar, reconhecer, dizer as falhas existentes. Esse site facilita nós sabermos mais rapidamente quais dificuldades teremos que resolver”.  

O presidente da FMS ressaltou que o SUS em Teresina há muito tempo conseguiu resolver o problema de exames de laboratórios, em que havia muitas reclamações dos usuários.

“A Prefeitura de Teresina tem um laboratório, o Raul Bacelar, que realiza quase 160 mil exames por mês. Que exames são esses? São exames de sangue, qualquer que seja ele, de urina, de fezes, hormônicos, prevenção do câncer ginecológico. Ele tem capacidade de atender toda a população na área de laboratório clínico”.


Carlienne Carpaso
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais