Cidadeverde.com

No Piauí, Gleisi Hoffmann diz que PT não tem plano “B” e garante Lula candidato

Imprimir
  • gleisi9.jpg Catarina Malheiros
  • gleisi11.jpg Catarina Malheiros
  • gleisi10.jpg Catarina Malheiros
  • gleisi8.jpg Catarina Malheiros
  • gleisi7.jpg Catarina Malheiros
  • gleisi6.jpg Catarina Malheiros
  • gleisi5.jpg Catarina Malheiros

Atualizada às 19h

Em coletiva na sede do PT na tarde deste sábado (11), a senadora Gleisi Hoffmann, presidente nacional do partido, informou que o PT não possui plano "B" para as eleições presidenciais. Segundo ela, mesmo como o Fernando Haddad, o plano do partido é seguir até o fim com a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

Segundo ela, o partido faz um levantamento de 2010 para cá de quantas candidaturas sub judice no País e o candidato eleito conseguiu tomar posse. Será mais uma argumento de que há jurisprudência eleitoral para Lula ser candidato mesmo preso. 

Ela participou de entrevista coletiva na sede do partido ao lado do governador Wellington Dias, da senadora Regina Sousa e do deputado federal Marcelo Castro (MDB), candidato ao Senado, na chapa governista. Segundo a senadora, o principal adversário de Lula é mesmo o sistema que, segundo ela, teria aplicado um golpe na ex-presidente Dilma Rousseff (PT), que resultou no impeachment. 

"É esse sistema que deu sustentação ao golpe, tirando a Dilma que é o verdadeiro adversário do ex-presidente Lula e do PT. Está aí parte considerável da justiça brasileira, sim, estar também o PSDB que é mentor desse processo".  

Gleisi  também apontou o PSDB e a imprensa nacional como adversários de Lula. ‘Não existe nenhuma prova contra o Lula. Demos o prazo ao juiz Moro para que até o dia 15 de agosto ele apresente provas contra o Lula”, disse.

Ao ser questionada se Haddad é um plano “B” do PT, caso a Justiça barre a candidatura de Lula, a petista reafirma que o PT não tem plano “B”. Ela garante que até o dia 15 de agosto a sigla vai registrar a candidatura de Lula para presidente e Haddad como vice. 

"Não temos plano B. Nós definimos o Haddad como vice porque tinha que definir um vice. Fizemos um convite ao PC do B para ser vice do PT, mas no momento em que o presidente está ausente é importante ser uma voz mais próximo a ele, falar por ele, por isso a escolha recaiu sobre o Haddad". 

Segundo a presidente do PT, Lula vai entrar na propaganda eleitoral gratuita de um jeito ou de outro. 

"Eles fizeram uma regulação de que 75% do tempo do programa tem que ser com candidato e eles acharam que fazendo isso iria nos sacanear, iam dizer, o candidato de vocês está preso. Lula vai falar, não se preocupe e vai estar no programa de televisão". 

Ciro Gomes

Gleisi confirmou que conversou com o PDT e chegou a convidar o Ciro Gomes para ser vice do Lula. 

"Houve um convite para que ele (Ciro Gomes) fosse candidato a vice do ex-presidente Lula e fizemos todo movimento porque achávamos que era importante a esquerda está unida, mas respeitamos a decisão dele de sair candidato".

Segundo a presidente, se o Lula estivesse solto ganharia as eleições no primeiro turno. Se houver segundo turno, ela informou que o PT estará unido com o candidato com campo de esquerda.

Segundo o PT, Haddad irá reagendar sua vinda ao Piauí e haverá ato ainda este mês com a presença do presidenciável. 

Foto: Yala Sena

Denúncia de Mônica Moura

Sobre a denúncia da marqueteira Mônica Moura que em depoimento citou pagamentos via caixa 2 feitos pela Odebrecht nas campanhas de Fernando Haddad e Patrus Ananias, para prefeito, em 2012, Gleisi retrucou: "Há um consórcio que envolve o juiz Sérgio Moro para nos atacar. Vão requentar tudo que eles já falaram e sem provas. Nós não temos mala de dinheiro andando por aí, apartamento de dinheiro, não tem ninguém com conta no exterior, qual a acusação?". 

A senadora acredita que se Lula for às urnas, ele ganhará no primeiro turno. Gleisi informa que o PT avalia que haverá novos ataques contra as candidaturas do ex-presidente  e de Fernando Haddad. 

Não vinda de Haddad

Segundo Gleici Hoffmann, o Haddad enfrenta problemas jurídicos para registrar sua candidatura de vice e por isso teve que ficar em São Paulo. 

"Estava acertado para ele vir (se referindo ao Piauí), aí deu um problema jurídico, de documentação e ele teve que ficar", informou a presidente do partido. 

 

Atualizada às 16h

A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, já está em Teresina. Ela comunicou que o candiato a vice na chapa do ex-presidente Lula, Fernando Haddad, cancelou a visita ao Estado. Gleisi almoça com o governador Wellington Dias e a senadora Regina Sousa. 

O secretario de organização do PT, João de Deus, informou que a agenda de Fernando Haddad no Piauí foi cancelada devido agenda nacional relacionada à coordenação de campanha e registro de candidatura. Os assessores do candidato acharam melhor ele permanecer em São Paulo. 

De acordo com João de Deus, uma nova visita já está programada. Haddad deve chegar ao Paiuí no dia 17 de agosto. 


Foto:YalaSena/CidadeVerde.com

Por volta das 16 h, Gleisi Hoffmann participará de coletiva na sede do PT no Centro de Teresina. Em seguida, ela e o governador participarão de ato em favor da liberdade de Lula. O evento ocorrerá na vila Irmão Dulce na região Sul do Piauí. O ato é organizado pelo movimento de juventude do PT. 

 

Flash Yala Sena
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais