Cidadeverde.com

Clonagem de celular dispara com nova regra no setor

Imprimir

O brasileiro vem se tornando alvo de um novo golpe: a clonagem de aparelhos celulares. Em apenas quatro meses, operadoras de telecomunicações e governo registraram um aumento de quase dez vezes no número de casos só em Goiás e no Distrito Federal (DDDs 61, 62 e 64), por onde começou o bloqueio de celulares irregulares.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) iniciou, neste ano, o bloqueio automático dos telefones com registro inválido na rede de telefonia do país — seja porque são fruto de roubo ou de falsificação. Esse registro, chamado de Imei — sigla em inglês para Identidade Internacional de Equipamento Móvel —, é único para cada aparelho, como o número de chassi de um carro.

Como as quadrilhas que roubam e furtam celulares no Brasil perceberam que um aparelho com o Imei inválido não funcionará nas redes das operadoras, partiram para a clonagem de registros válidos. Dados do setor indicam que, em Brasília e Goiás, onde o bloqueio de Imeis inválidos começou primeiro, o número de aparelhos clonados passou de 5.061 casos, em março, para 50.115, em junho deste ano — um aumento de 890%.

MUITOS CASOS NO RIO

Estima-se, segundo uma fonte do setor, que tenham entrado no sistema de telefonia do país, só entre março e junho, quatro milhões de celulares com Imeis inválidos, dos quais 880 mil são clonados. A própria Anatel admite que há uma tendência de alta no número de clonagens.

- O problema é que as quadrilhas vão tentar burlar o sistema e vender celulares roubados e falsificados com Imeis clonados. Como é uma clonagem de um Imei válido, o sistema não vai bloquear. Estamos estudando uma forma de reduzir o impacto para o consumidor. Hoje ,ele tem que provar que foi vítima da clonagem, indo à loja da operadora ou do fabricante, para mostrar que está regular - explica João Zanon, coordenador de Regulação da Anatel.

Ele conta que a fraude consiste na clonagem do aparelho e não dá linha telefônica. Por isso, explica, não há reflexo na conta do consumidor, o que dificulta que o dono do celular identifique o problema. Apesar do aumento da clonagem , diz Zanon, o bloqueio é fundamental:
- O bloqueio combate o roubo de celulares e a sua comercialização.

Segundo dados da Anatel, em todo o país, foram bloqueados 740 mil aparelhos roubados entre janeiro e junho deste ano. Desse total, o Rio de Janeiro somou 104 mil linhas, ou cerca de 14%. É por isso que o calendário de bloqueio automático pelas operadoras no Rio foi antecipado de janeiro de 2019 para o dia 23 de setembro deste ano.

Em nota, o SindiTelebrasil, entidade que representa as operadoras de telefonia, defende o bloqueio de celulares irregulares, mas destaca a a necessidade de “reforço da segurança na fabricação dos aparelhos” para evitar a clonagem.

Já Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) - que tem fabricantes de celulares entre seus associados - afirma que a clonagem independe da ação direta de fabricantes.

 

Fonte: O Globo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais