Cidadeverde.com

Piso no PI é repercutido em Brasília e líder garante Frente

Imprimir
Classificando como um atentado ao magistério e destacando o exemplo do Piauí em seu discurso na Comissão de Educação da Câmara Federal, o deputado João de Deus (PT) garantiu que instalará uma Frente Parlamentar Estadual em Defesa do Piso Nacional dos Professores. De acordo com o líder do governo na Assembléia Legislativa, o movimento que também acontecerá em outros Estados, é uma defesa contra a Ação Direta de Inconstitucionalidade impetrada no Supremo Tribunal Federal por cinco governadores, uma tentativa de barrar o processo.
 
João de Deus, único parlamentar da bancada estadual piauiense que participou hoje (19) do lançamento da Frente Nacional em Defesa do Piso dos Professores, em Brasília, afirmou que o ministro da Educação, Fernando Hadad, citou o governador Wellington Dias (PT) e posicionou-se pela constitucionalidade da Lei.
 
“O ministro disse que Wellington Dias foi o único governador a participar, no Congresso Nacional, de todas as discussões sobre o piso e se negou a assinar a ADIN. Ele fez questão de destacar que o Piauí tem o menor PIB per capto do país, mas mesmo assim já enviou para a AL a proposta de R$ 980. Além disso, o ministro disse que o valor de R$ 950 para o piso foi obtido de acordo com a planilha dos Estados mais pobres e, por ironia do destino, são os Estados mais ricos que não querem pagar”, destacou.
 
Para o deputado, que retorna ainda hoje para Teresina, a ADIN não deve prosperar, justificando que a Advocacia Geral da União e o Ministério Público Federal já deram parecer favorável pela constitucionalidade do piso. João de Deus prometeu ainda mobilizar a sociedade e principalmente os professores a favor da luta.
 
“No Ceará o governador Cid Gomes está sendo pressionado e já começaram a recolher assinaturas contra seu posicionamento. No Piauí, vamos fazer o que for preciso em defesa do piso”, confirmando ainda que o deputado federal Átila Lira (PSB-PI), senadores Cristovam Buarque (PDT-DF) e Ideli Salvatti (PT-SC), além de representantes da União Nacional dos Estudantes e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, também participaram do movimento em Brasília.
 
Finalizando, o deputado João de Deus confirmou que a coordenadora da Frente Nacional em Defesa do Piso dos Professores é a deputada federal Fátima Bezerra (PT-RN).
 
A ADIN foi movida pelos governadores do Ceará (Cid Gomes-PSB), Mato Grosso do Sul (André Puccinelli -PMDB), Santa Catarina (Luis Henrique-PMDB), Paraná (Roberto Requião-PMDB) e Rio Grande do Sul (Yeda Crusius-PSDB). Outros cinco governadores apóiam a proposta, São Paulo (José Serra-PSDB), Minas Gerais (Aécio Neves-PSDB), Roraima (Anchieta Júnior-PSDB), Tocantins (Marcelo Miranda-PMDB) e do Distrito Federal (José Arruda-DEM).
 
Da redação com informações da assessoria
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: