Cidadeverde.com

GPS de ônibus são desligados por suspeita de terem causado incêndios

Imprimir
  • vale08.jpg Hérlon Moraes
  • vale07.jpg Hérlon Moraes
  • vale06.jpg Hérlon Moraes
  • vale05.jpg Hérlon Moraes
  • vale04.jpg Hérlon Moraes
  • vale03.jpg Hérlon Moraes
  • vale02.jpg Hérlon Moraes
  • vale-01.jpg Hérlon Moraes

Os usuários do transporte coletivo de Teresina estão com dificuldades de acessar os aplicativos que ajudam a rastear os ônibus que circulam na cidade. A informação repassada pelos administradores é que os GPS dos veículos foram desligados devido o dispositivo está sob suspeita de ter causado o incêndio dos ônibus. 

Em julho, sete ônibus da empresa Taguatur foram destruídos pelo fogo na garagem da empresa. Cerca de um mês depois, mais sete veículos também foram consumidos pelas chamas na garagem da Transcol. Os dois casos ainda estão sob investigação e aguardam perícia. 

“O aplicativo não é 100%, porque não mostrava todos os ônibus, mas ajudava porque você via onde estava o ônibus e só ia para a parada quando ele tivesse perto. Ficava menos tempo no sol ou corria menos risco de ser assaltado nas paradas. É a única coisa que ajudava o usuário, porque o sistema é péssimo”, diz o estudante Carlos Sousa, que não consegue acessar desde sábado.

Ele afirma que quem mais se prejudica são os próprios passageiros, estudantes e os profissionais que têm horário certo para chegarem à escola ou a seus trabalhos. 

Um dos aplicativos está enviando uma mensagem aos usuários sobre a justificativa do não funcionamento, informando que os empresários decidiram não ligar mais o GPS sob a suspeita de que ele pode ter aquecido e ter supostamente causado o incêndio. 

"Justificativa de não funcionamento: devido a suspeita dos GPS terem causado incêndio na garagem da Transcol, semana passada, a maioria das empresas permanece com os GPS dos ônibus desligados. Por este motivo o StarBus não está mostrando o rastreamento", diz a notificação. 

Em nota, o Setut confirmou o desligamentos dos aparelhos por medida preventiva até o resultado da perícia.

O SETUT esclarece que, devido aos incêndios ocorridos em ônibus de duas empresas, os equipamentos elétricos ou eletrônicos que já vem de fábrica e os extras  que são acoplados aos veículos foram desligados como medida preventiva, enquanto as empresas aguardam o resultado da perícia. As empresas  prezam pela segurança e melhor atendimento dos usuários.

Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais