Cidadeverde.com

Jogos escolares do Piauí reúnem quase 2 mil atletas

Imprimir

 Foto: Thanandro Fabrício/ João Pio (Seduc)

Quase 2 mil atletas, de 225 escolas de Teresina e mais 41 municípios piauienses participaram nesta quarta-feira (22), no Ginásio Verdão, da abertura da 14ª edição dos Jogos Escolares Piauienses, que é considerada a principal porta de entrada para revelar atletas de alto nível de rendimento. A abertura contou com a presença do Secretário de Estado da Educação, Hélder Jacobina, do presidente da Fundespi, José Ribamar Araújo, e da promotora de justiça, Flávia Gomes.

O secretário de Educação destacou a importância do jovem estar inserido em atividades esportivas. “Muito mais do que incentivar o esporte, nosso trabalho esse ano estimula a paz entre os estudantes. Junto com os Jogos das Escolas Públicas Estaduais Piauienses nós promovemos o projeto Queremos Paz, desenvolvido em parceria com Ministério Público. Esse projeto tem como objetivo resolver conflitos escolares, já que trabalhamos na perspectiva de que os jogos possam proporcionar uma aprendizagem por parte dos alunos, que pesquisaram temas relacionados à cultura da paz e as equipes ganharam nome de personalidades que receberam o Nobel da Paz”, explica Hélder Jacobina. 

Ao todo, são 12 modalidades em disputa:  basquete, futsal, handbol, vôlei, atletismo, judô, Luta olímpica, natação, Tênis de mesa, vôlei de praia, xadrez. A competição vale como seletiva para os Jogos Escolares da Juventude, que envolvendo atletas de todo o país.

De acordo com o presidente da Fundespi, José Ribamar Araújo, essa é a edição com maior número de estudantes da rede pública. “Gostaria de agradecer e parabenizar o empenho dos gestores das escolas públicas estaduais. Nesse ano de 2018 o número de participantes da rede pública cresceu 50% em relação a 2017. É sempre um prazer realizar essa competição que, assim como nas outras edições, irá revelar grandes talentos do esporte”, comemora.

Neste ano, algumas modalidades de esportes coletivos, como o basquete, handebol, futsal e vôlei, passarão por mudanças. Os times terão que disputar uma etapa regional em busca da classificação para a fase final. A fase regional será ser realizada no Rio Grande do Norte, entre 12 a 16 de setembro. Os vencedores desse fase terão acesso aos Jogos Escolares da Juventude.

Em outros esportes como atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação, tênis de mesa e vôlei de praia, não será necessário passar por fase regional, a vitória nos Jogos Piauienses representa a vaga direto para os Jogos da Juventude.

Os Jogos Escolares da Juventude é um evento que é realizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e com o novo formato de etapa regional, os jogos serão realizados em Natal (RN), Joinville (SC) e Manaus (AM).

 Foto: Thanandro Fabrício/ João Pio - Seduc

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais