Cidadeverde.com

Piauí já registrou 3.544 focos de calor e Semar alerta para risco em dez cidades

Imprimir

O Piauí já registrou mais de 3.544 focos de calor até este domingo(26) em 2018. Somente neste mês de agosto foram 1.831 focos registrados até agora. Os dados são registrados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) que faz um monitoramento via satélite de todo o país no Programa Queimadas.

Alguns municípios, principalmente da região dos Cerrados, têm recebido uma atenção maior dos órgãos de prevenção e combate a incêndios por estarem mais suscetíveis e não possuírem um quartel do Corpo de Bombeiros. 

Uruçuí, Baixa Grande do Ribeiro, Ribeiro Gonçalves e Santa Filomena, todos no extremosul do estado, foram os que mais registraram focos de calor em 2018, principalmente neste mês.

Mas, neste domingo(26), os municípios  de Floriano, Alvorada do Gurgueia, Bertolínea e Guadaplupe também estão entre os dez com mais focos de calor.

“Conforme informações sobre as condições meteorológicas descritas neste boletim, observa-se o elevado risco de ocorrência de incêndios florestais para os municípios relacionados na tabela com informações disponíveis sobre os maiores índices de focos de calor para o Estado do Piauí”, alerta Carlos Eduardo Silva, coordenador de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais e Controle de Queimadas, da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar). 

Recomendações: 

Para reduzir o número de incêndios florestais culposos, o major Sérgio Melo, do Corpo de Bombeiros faz algumas recomendações:

1. Limpar as áreas adjacentes no entorno da propriedade em até três metros para quebrar a continuidade da vegetação – fazer o aceiro;
2. Evitar queima de lixo (todos os tipos de resíduos sólidos: mato, folhas secas, materiais orgânicos e inorgânicos);
3. Durante a estiagem, retirar a vegetação mais fina antes de crescer muito, secar e ficar propícia ao fogo, principalmente em terrenos baldios;  
4. Observar previsões do tempo e manter-se atualizado com as temperaturas, umidade e vento – sites na internet fazem previsões de queimadas como o do INPE; 
5. É preciso também manter-se vigilante quando há queimadas na região para que seu terreno não seja atingido.

"Quem acende o fogo é responsável pelas consequencias que ele vier a causar. No momento que você utilizar o fogo e ele sair do local onde você estava pretendendo queimar, é sua responsabilidade dar o primeiro combate, enquanto ele estiver pequeno", ressalta o major Sérgio Melo.

 

 


Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais