Cidadeverde.com

Presidente da Federação Paulista de Futebol é reeleito para mais quatro anos

Imprimir

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

Reinaldo Carneiro Bastos, 64, ficará à frente da FPF (Federação Paulista de Futebol) por mais quatro anos. O atual presidente da entidade que comanda o futebol no estado de SP foi reeleito nesta quinta-feira (30).

Sem concorrente na disputa pelo cargo, Bastos foi aclamado por todos os presentes durante assembleia realizada na sede da FPF, exceto pelo Sindicato dos Atletas, que se absteve.

O Palmeiras foi ausência sentida no evento. Apesar de ter confirmado presença, o clube alviverde não enviou nenhum representante à entidade. A agremiação está rompida com a federação desde a polêmica final do Campeonato Paulista deste ano, vencida pelo Corinthians em pleno Allianz Parque.

Quando o jogo estava 1 a 0 para o time alvinegro, o árbitro Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza marcou um pênalti de Ralf sobre Dudu. Depois de quase dez minutos de paralisação e de conversar com o quarto árbitro da partida, Marcelo voltou atrás e só marcou escanteio.

O presidente palmeirense Maurício Galiotte, irritado à época, chamou o campeonato de "Paulistinha" e disse que a competição estava manchada.

Depois, o mandatário cobrou uma posição de Bastos sobre diversos assuntos referentes à arbitragem e publicou carta aberta aos torcedores na qual confirmou o rompimento com a FPF.

O Palmeiras acredita que houve "clara e evidente" interferência externa e entrou com pedido de anulação da partida no TJD (Tribunal de Justiça Desportiva) após recolher o que considera serem provas que corroboram a reclamação. No entanto, o órgão rejeitou a impugnação da partida, e o clube recorreu ao STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), que estuda o caso.

Bastos assumiu a presidência da federação em 2015. Ele era vice do então presidente Marco Polo Del Nero, que saiu para comandar a CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

A Folha de S. Paulo mostrou em julho que Del Nero, 77, banido para sempre do futebol pela Fifa, trabalhou nos bastidores para eleger um candidato de oposição ao seu ex-vice na FPF. O ex-chefe da CBF articulou a formação de uma chapa de apoio a Marquinhos Chedid, 60, presidente do Bragantino.

Mas a tentativa não vingou.

O apoio a um nome de oposição seria uma resposta à tentativa de Bastos de concorrer à presidência da entidade máxima que comanda o futebol brasileiro, em pleito realizado em abril, algo que também não se viabilizou. Ele chegou a recusar convite de Del Nero para ser vice na chapa de Rogério Caboclo, 45, eleito futuro presidente da CBF.

"Em mais de três décadas atuando no esporte, a maior lição que tirei foi que o futebol só evolui com os clubes e federação unidos", disse Reinaldo.

"Começamos há pouco mais de três anos uma nova era na FPF, buscando a transparência, competência e excelência. Precisamos de todos juntos, com humildade e coragem para reconhecer e corrigir erros, buscar sempre o melhor", diz Bastos em nota oficial da entidade publicada na tarde desta quinta.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais