Cidadeverde.com

Primeira propaganda eleitoral para presidente é transmitida com Lula como candidato

Imprimir

  Foto: Ernesto Rodrigues/Folhapress)

Mesmo após o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) barrar a candidatura  Luiz Inácio Lula da Silva, o primeiro dia de propaganda eleitoral no rádio e na TV dos candidatos à Presidência da República, neste sábado (1º), transmitiu a propaganda de Luiz Inácio Lula da Silva como candidato do PT, 

A sessão extraordinária terminou na madurgada de hoje e por 6 votos a 1 os ministros decidiram que o petista não pode ser candidato, com base na Lei da Ficha Limpa, por ter sido condenado na Operação Lava Jato por corrupção passiva e lavagem de dinheiro por órgão colegiado. O tribunal também proibiu Lula de fazer campanha como candidato, inclusive na propaganda de rádio e TV. Contudo, também decidiu que Lula pode aparecer na propaganda do partido, mas não como candidato.  

A propaganda da chapa petista aconteceu com Lula como candidato nos dois blocos da propaganda no rádio (às 7h e ao meio-dia) e no primeiro bloco da TV (às 13h). A justificativa para que ela tenha sido transmitida não implica em desrespeito à determinação da justiça. Isso aconteceu porque as emissoras responsáveis por gerar o programa recebem o material a partir das 7h e é necessário no mínimo seis horas de antecedência para que o material seja transmitido.

Não houve tempo de trocar o material para atender à decisão do TSE, segundo o advogado de Lula na área eleitoral, Luiz Fernando Casagrande, na Folha de São Paulo. 

O programa

Na transmissão no Rádio, o programa do PT foi aberto com um alerta de que "Lula é candidato a presidente, sim", respaldado na orientação do Comitê de Direitos Humanos da ONU, dizendo que ele poderia participar da disputa.

Fernando Haddad, ex-prefeito de São Paulo, apareceu na propaganda como candidato a vice-presidente. No ar, ele afirmou que muitos imaginavam que o partido e o povo iriam abandonar Lula.

A voz de Lula surge ao final, fazendo críticas ao governo Michel Temer, como medidas de corte. "Acredito que juntos somos capazes de reconstruir esse país", acrescentou o ex-preisente.

O maior tempo do horário eleitoral no Rádio e TV foi do candidato do PSDB, Geraldo Alckmin. O alvo foi a desconstrução do candidato a presidente, deputado federal Jair Bolsonaro (PSL). Já Bolsonaro, só teve tempo apenas para falar o nome da própria coligação.

Alckimin, chamado pelo primeiro nome na propaganda, é apresentado como o candidato que age "com a cabeça e o coração". O programa foi focado em algumas realizações que ele afirma ter realizado durante seus quatro mandatos quando governador de São Paulo, como a redução da taxa de homicídios e a ampliação da rede de tratamento do câncer 

A candidata da Rede, Marina Silva, se apresentou e focou nass mulheres, enquanto Ciro Gomes (PDT), falou dos endividados e desempregados. O Ex-ministro de Temer, Henrique Meirelles (MDB) fez uma aproximação de seu nome ao de Lula.

 

Lyza Freitas (Com informações Folhapress)

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais