Cidadeverde.com

Amoêdo promete "vale-educação" e acabar com tabela de frete

Imprimir

Foto: Divulgação

O candidato do partido Novo ao Palácio do Planalto, João Amoêdo, afirmou nesta quarta-feira (5), que, se eleito, irá extinguir a tabela de fretes negociada pelo governo Michel Temer para viabilizar o fim da greve dos caminhoneiros que parou o país em maio.

Amoêdo foi questionado sobre se, caso vencesse a eleição presidencial, extinguiria o polêmico tabelamento de fretes.

"Certamente. Tabelamento de preços, congelamento, nunca funcionou em nenhum lugar do mundo. Já foi testado no Brasil também. Não funciona. O que a gente tem que deixar é o livre mercado, a concorrência definindo o preço. Quando a gente acaba fazendo tabelamento, você acaba tendo falta de produtos, acaba o mercado desregulado e não funcionando direito. Quer dizer, o preço, na verdade, dos produtos, tem que seguir a lei da oferta e da procura", defendeu o presidenciável.

"O que a gente precisa de fato nesse processo é ter a concorrência adequada, que infelizmente não existiu", complementou Amoêdo.

'Vale educação'

João Amoêdo voltou a dizer que, se eleito, pretende oferecer bolsas de estudo para que estudantes carentes tenham condições de estudar em escolas privadas. Segundo ele, a proposta seria uma espécie de "vale educação", aos moldes dos programas Bolsa Família e ProUni. Esse último oferece bolsas de estudos em universidades particulares para alunos de baixa renda.

De acordo com Amoêdo, esse "vale educação" seria distribuído apenas para estudantes dos ensino fundamental e médio. O candidato do Novo afirmou que há uma desigualdade de distribuição de recursos públicos na educação, que favorece muito mais o ensino superior.

"Nós gostariamos de criar também, à similaridade do que já funciona no Prouni, uma bolsa de estudo para alunos do ensino básico e do ensino fundamental. Isso permitiria o quê? Que algumas famílias, justamente aquelas mais pobres pudessem ter a oportunidade de colocar os seus filhos na escola privada", prometeu.

Ele ponderou, entretanto, que essas bolsas de estudo não seriam distribuídas em todo o país porque é preciso operacionalizar nas unidades da federação e nos municípios em que a rede privada de ensino fundamental e médio tenha capacidade de receber esses alunos carentes.

"O que a gente pretende é transferir os recursos que já existem hoje do Fundeb [Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica] para os municípios e estados. Eles poderiam com pedaço desses recursos criar bolsas de estudo, no mesmo modelo que existe o Prouni, em que hoje existem bolsas de estudo para as faculdades", explicou Amoêdo.

Privatização de bancos

O presidenciável do Novo repetiu que venderia bancos públicos – como Caixa e Banco do Brasil – para aumentar a concorrência no setor bancário e fazer com que o poder público se concentre apenas na prestação de serviços fundamentais. Ex-executivo de um dos maiores bancos do país, Amoêdo reclamou da concentração do segmento nas mãos de "cinco ou seis" instituições financeiras.

O candidato disse que a proposta do partido Novo é privatizar os bancos que ainda estão sob o controle do governo federal. Ele, porém, ressaltou que a legenda ainda pretende estudar se o melhor é privatizar integralmente as instituições públicas ou se devem ser mantidas áreas estratégicas desses bancos.

"A proposta do Novo é privatizar os bancos. Criar concorrência no dia seguinte [à privativazação] aos cidadãos. Há uma concentração muito forte em cinco ou seis bancos. Privatizar Caixa e Banco do Brasil, mas fazer um modelo que privilegie a concorrência", declarou Amoêdo.

>>> Veja outros temas da entrevista:

Petrobras
"Um dos planos de governo a gente já até falou sobre isso, já adiantou, é na verdade desestatizar a Petrobras, fazer a privatização da Petrobras, mas trazer concorrência ao mercado de refino. Obviamente, a gente vai ver como será o melhor modelo para isso, mas entendemos que não cabe ao Estado brasileiro fazer gestão de empresas. Ele não é eficiente nesse processo. Nós gostaríamos de direcionar toda a nossa capacidade de atuação para as áreas essencias, que é o que a população demanda: saúde, educação, segurança, e não gestão de empresa, gestão de posto de gasolina, gestão de exploração de petróleo."

Relação com o Congresso
"Como pretendo fazer isso na prática? Nós temos um plano de governo. Se eu tiver sido eleito, foi aprovado por mais de 50 milhões de pessoas. Nos primeiros dias de governo, vou sentar com o Congresso e dizer: 'Este foi o programa endossado, aceito pela população. Vamos começar a implementá-lo?'. E uma das coisas que eu gostaria de fazer, a gente está vendo isso juridicamente como é, mas eu gostaria de toda a segunda-feira ter uma reunião com o Congresso, aberta, como existe em outras democracias que funcionam com base no parlamento, e ter algumas horas de apresentação do projeto para o Congresso, de debate. Expondo isso, sendo transmitido de forma muito aberta para a população."

Pinga-fogo

É a favor da prisão após condenação em segunda instância?

Sim

É a favor da adoção de crianças por casais homossexuais?

Sim

É a favor da descriminalização da maconha?

Não

É a favor das cotas nas universidades públicas?

Não

É a favor do foro privilegiado para políticos?

Não

É favorável à cobrança de mensalidade nas universidades públicas?

Dos que podem pagar, sim

É favorável à diminuição da maioridade penal para 16 anos?

Sim

É favorável à taxação de igrejas?

Sim

É a favor do fim do seriço militar obrigatório?

Sim

Defende a intervenção militar na segurança nos estados, como no Rio?

Excepcional, como Rio, durante pouco tempo, sim

Fonte: G1

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais