Cidadeverde.com

Estado amplia pontos de captação e remoção de córneas para transplantes

Imprimir

A Central Estadual de Transplantes, da Secretaria de Estado da Saúde, fez a primeira captação e remoção de córnea para transplante de um hospital regional para o Banco de Olhos, em Teresina. A ação foi realizada no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde(HEDA), em Parnaíba, nesse último domingo, dia 2, após treinamento da equipe que atua na urgência e emergência. 

A coordenadora da Central de Transplantes, Lourdes Veras, conta que, do treinamento até esta quinta, 6, já foram três córneas captadas somente daquela unidade hospitalar.  “Após o acolhimento e entrevista familiar, no primeiro dia de treinamento no HEDA, tivemos uma doação de órgão, que foi transportado com sucesso para Teresina. A logística deu tudo certo. O tecido já está no Banco de Olhos, do Hospital Getúlio Vargas, para avaliação. Já são três córneas vindas de Parnaíba, de domingo pra cá”, afirma. 

Esse resultado só foi possível graças ao treinamento de profissionais que atuam nos Hospitais regionais, num importante passo para ampliar a captação e remoção de tecidos e órgãos, como córneas, fígado e rins, o que vai diminuir a fila de espera. 

Somente para córnea, são 380 pacientes que aguardam o procedimento, que pode durar até um ano e meio, explica Lourdes. “Muitas córneas do interior poderiam atender a demanda do estado do Piauí, que a fila única. Treinando os profissionais dos hospitais que contam com atendimento de urgência, nossa estimativa é que a fila ande mais rápido”.

Além do Hospital de Parnaíba, que recebeu treinamento no último final de semana, serão capacitados os Regionais Tibério Nunes, em Floriano, e o Justino Luz, em Picos. Em longo prazo, deverão ser capacitados os profissionais de Piripiri, o Chagas Rodrigues, e o Regional de Campo Maior.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais