Cidadeverde.com

Após mortes, venezuelanos deixam Roraima e retornam ao país

Imprimir


Foto: Emily Costa/G1 RR

Um grupo de aproximadamente 100 venezuelanos embarcou em ônibus para voltar ao país natal na manhã deste sábado (8) em Boa Vista. A saída acontece menos de dois dias após um brasileiro e um venezuelano serem assassinados durante uma confusão nos arredores de um abrigo para refugiados sem-teto.

O embarque começou no início da manhã em um acampamento vizinho ao abrigo e foi acompanhado por representantes do Consulado da Venezuela em Roraima. Eles não quiseram conceder entrevista, mas garantiram que a repatriação dos imigrantes em ônibus fretados pelo governo Maduro foi "por livre e espontânea vontade". Entre os venezuelanos que embarcaram e os que decidiram ficar os relatos foram os mesmos: há um clima de tensão desde as mortes do brasileiro e do venezuelano e todos temem conflitos na região.

Os imigrantes também disseram que na noite de sexta (7), dois homens passaram em uma moto e atiraram contra o acampamento no entorno do abrigo Jardim Floresta. Não houve feridos. A Polícia Militar, no entanto, diz que não recebeu chamado para a ocorrência. O exército, que cuida do abrigo no entorno, foi procurado, mas ainda não se manifestou.

"A situação está muito crítica. Estamos correndo perigo, não dormimos bem, temos que ficar correndo para nos proteger", disse Lenin Tamaronis, 18, que decidiu regressar a Maturín, na Venezuela, com a mulher e o filho de 1 ano. "Estávamos vivendo na rua acerca de um mês".

Noheliny Suarez, 26, também decidiu voltar para a Venezuela. Ela estava há menos de 2 meses no Brasil e vivia no abrigo Jardim Floresta. "Quero ir por causa do perigo que há aqui. Não quero que nada se passe comigo, tenho quatro filhos na Venezuela, e por isso quero ir, por eles. Aqui está muito tenso. Houve tiros aqui ontem à noite e já quiserem queimar o refúgio do outro lado. Sei que isso é culpa de alguns venezuelanos, mas nem todos temos culpa", relatou.

Adriana Abreu, 39, que mora no acampamento nos arredores do abrigo fez uma lista dos venezuelanos que embarcaram. Ela disse que foram aproximadamente 100 e que a maioria relatou medo e insegurança. "[Quando atiraram] não havia polícia. Não havia nada. Sabem que poderia haver uma represália contra as famílias. Qual os direitos humanos que defendem? Para que abriu a fronteira? Que [o Brasil] feche a fronteira e não deixe passar ninguém porque aqui ninguém está seguro. As pessoas estão saindo do abrigo [para voltar para a Venezuela]. Então nada está seguro".

A reportagem  procurou a Operação Acolhida e o Exército, que cuidam das ações relacionadas aos refugiados em Roraima, e aguarda retorno. O comando da Polícia Militar de Boa Vista também foi procurado e relatou não ter atendido ocorrência ou recebido chamado acerca dos disparos contra o acampamento.

Acirramento da violência

Na noite de quinta (6), o brasileiro Manoel Siqueira de Sousa, 35, foi esfaqueado após tentar conter um furto a um mercado. O suspeito do crime é o venezuelano Jose Rodrigues, 21, que foi linchado até a morte pouco depois.
Na noite dos crimes, testemunhas relaram à Polícia Militar que o imigrante teria furtado um mercado e, ao ser capturado por Manoel de Sousa, desferiu uma facada no pescoço dele. Em seguida, o venezuelano foi linchado. Ele teve o corpo arrastado até o local onde vivia - um acampamento nos arredores do abrigo Jardim Floresta. Ninguém foi preso e a Polícia Civil investiga as duas mortes.

A confusão com duas mortes aconteceu três semanas depois de acampamentos de imigrantes terem sido atacados e queimados em Pacaraima, na fronteira com a Venezuela. No dia 18 de agosto, um grupo de brasileiros atacou acampamentos de venezuelanos, colocando fogo em objetos, roupas e documentos dos imigrantes. A violência foi uma represália a um assalto: um comerciante disse que foi roubado e agredido em seu comércio por venezuelanos.
Após o ataque dos brasileiros, 1,2 mil venezuelanos deixaram o Brasil e índios warao regressaram a Venezuela.

Em razão do que aconteceu em Pacaraima, o processo de interiorização de imigrantes, que consiste em transferi-los de Roraima a outros estados, foi intensificado, e o presidente Michel Temer assinou um decreto para Garantia da Lei e da Ordem (GLO).

Os principais efeitos da medida, que é válida até 12 de setembro, foram a ampliação do poder de polícia das Forças Armadas em uma faixa de 150 KM nas fropnteiras Norte (Venezuela) e Leste (Guiana), e o envio de mais militares a essas regiões

Com isso, os militares poderão atuar em casos de conflitos semelhantes ao de Pacaraima nas cidades que estão dentro da faixa de fronteira: Boa Vista, Bonfim, Uiramutã, Mucajaí e Pacaraima.

 

Fonte: G1

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais