Cidadeverde.com

Lista de bilionários da Forbes tem 25 novatos no Brasil

Imprimir

Foto: Instagram oficial do empresário

São Paulo – Dos quase 210 milhões de habitantes brasileiros, apenas 180 têm uma fortuna superior a 1 bilhão de reais. A restrita lista, organizada pela Forbes Brasil, traz empresários que enriqueceram com bebidas, internet, banco e mineração, entre outros setores.

O líder da lista de bilionários continua sendo Jorge Paulo Lemann, que tem 105,96 bilhões de reais em seu nome, segundo a publicação. O sócio do fundo 3G Capital e com participações na AB InBev, Burger King e Kraft Heinz . O banqueiro Joseph Safra, do banco Safra, está logo em segundo lugar, com 75,73 bilhões de reais.

No último ano, Lemann ganhou mais de 10,5 bilhões de reais. Sua fortuna aumentou o equivalente a 19.978 reais por minuto. O valor pode parecer alto, mas é pequeno perto do homem mais rico do mundo. Jeff Bezos, fundador e presidente da Amazon, tem mais de 112 bilhões de dólares e no último ano ganhou cerca de 4,4 milhões de dólares por hora, 73.300 dólares por minuto.

Os patrimônios são oriundos das empresas controladas pelos bilionários. Em sua maioria, companhias abertas, precificadas pela cotação em bolsa. Ou, no caso de empresas fechadas, o valor de mercado de concorrentes ou semelhantes que são negociadas em bolsa, explica a Forbes. Para elaborar a lista, foram usados os preços de 10 de julho de 2018.

Entre os 180 bilionários brasileiros, 25 estão na lista pela primeira vez, segundo a Forbes. Os novatos ingressaram na lista por vários motivos: herança, IPOs e valorização de companhias na bolsa.

Graças à conclusão dos inventários de empresários brasileiros, já falecidos, os herdeiros das famílias controladoras da Dasa e da M. Dias Branco entraram na lista da Forbes. Dois IPOs, do PagSeguro em Nova York, e HapVida, no Brasil, também levaram novos empresários para a restrita lista da publicação. Por fim, a valorização das ações do Magazine Luiza também levaram acionistas ao ranking.

Confira abaixo os 9 maiores bilionários brasileiros. Três estão empatados em sétimo lugar, por terem a mesma fortuna.

A lista completa está na edição da Forbes Brasil, publicada na semana passada.

Fonte: Exame

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais