Cidadeverde.com

Fotolivro chama atenção para beleza de paisagens desconhecidas pelos piauienses

Imprimir


Gruta do Riacho dos Bois - Serra das Confusões

Delta do Parnaíba, Cânion do Rio Poti, Parques Nacionais da Serra das Confusões, da Serra da Capivara e de Sete Cidades. Cinco patrimônios que preservam uma natureza exuberante e – infelizmente – desconhecida pela maioria dos piauienses. Um pouco dessa beleza, pouco visitada e valorizada, estampa as páginas do livro “Piauí – Sertão Rio Mar”, do médico e fotógrafo Valdeci Ribeiro, que será lançado nesta quinta-feira (20), às 19h, na Galeria de Arte Nonato Oliveira, no Club dos Diários.

O fotolivro, lançado em junho em São Paulo, onde foi impresso, é resultado de cinco anos, 36 expedições pelo Piauí e um acervo de 20 mil fotos. Há nove anos, Valdeci descobriu a paixão pela fotografia, conciliada com a medicina, e com o amor pelo Piauí. “O principal objetivo desse trabalho é despertar entre os piauienses a vontade de conhecer esse estado e todo o seu potencial, que deve ser valorizado e preservado. Nossas belezas naturais tem um valor incalculável”, afirma.

A cada dois meses, Valdeci deixa o consultório e se dá um final de semana prolongado para fotografar paisagens piauienses. A primeira edição desse trabalho será lançada amanhã (20). Porém, Valdeci Ribeiro não deve parar por aí e já ensaia o próximo fotolivro. “Na próxima edição penso nas cidades de Pedro II, Campo Maior (terra natal do médico/fotógrafo), Teresina, Oeiras, dentre outras”, adianta.


Mirante das Mangueiras - Boqueirão da Pedra Furada - Parque Nacional Serra da Capivara

Após o lançamento do livro em Teresina, será aberta a exposição, que reúne 23 imagens projetadas em painéis de até 4m de altura. A exposição fica aberta ao público, na mesma Galeria, de 21 de setembro a 5 de outubro. Algumas imagens do livro “Piauí – Sertão Rio Mar” são premiadas e conhecidas nacionalmente. A revista de bordo da empresa aérea Latam, edição de setembro, também reúne algumas fotos de Valdeci, tornando o seu trabalho e o Piauí mais conhecido em todo o país.

O prefácio da obra é assinado pela ex-diretora de Relações Internacionais e de Coordenação Geral do Museu Brasileira da Escultura - MuBE, em São Paulo, Renata Junqueira de Azevedo, e pelo artista piauiense João Claudio Moreno. “Valdeci traz no cerne de sua obra imagens particularmente exuberantes do Piauí em todo o seu esplendor. Seus registros são enquadramentos sensíveis, ângulos precisos captados por quem realmente tem sinergia e paixão por sua terra natal”, diz Renata.


Vestigios de mangue-manso na praia - Ilha dos Poldros - Delta 2

João Claudio também reforça esse amor pelo Piauí e convida o leitor/observador para uma viagem pelas belezas do Estado. “Essa substancial coleção de imagens do Piauí parece o diário de uma expedição rudimentar e primitiva. As imagens revelam um esforço, um prazer, uma busca incontida no mistério, uma sensibilidade aguçada, uma percepção muito aguda das coisas e um amor excepcional à sua terra”.

Valdeci Ribeiro estuda fotografia há oito anos, mas foi há cinco anos que decidiu fotografar as belezas naturais do Piauí. “Este projeto está carregado de muita emoção e novas descobertas. O fotógrafo capta com a alma, envolvendo-se na atmosfera do lugar, contemplando e procurando vivenciá-lo”, afirma o fotógrafo.

Sobre Valdeci Ribeiro

Valdeci Ribeiro é médico e fotógrafo. Nasceu em 1960, em Campo Maior-PI. Intensamente dedicado ao olhar da paisagem de sua terra natal, ao longo dos anos de viagens pelos parques nacionais, seu trabalho explorou desde a busca por lugares cada vez menos visitados, passando por uma evolução da própria técnica fotográfica.

Em 2014 Valdeci ganhou o primeiro e segundo lugar no Concurso “Fotografe Teresina”, organizado pela Secretaria Municipal de Comunicação. Tem fotografias publicadas, selecionadas através de concurso, no Catálogo Nacional Sicredi (Cooperativa de Crédito) nos anos de 2014 e 2015. Em novembro de 2016, a Verve Galeria (SP) montou a exposição individual "Lembranças de um tempo que não acaba”, sob curadoria de Ian Duarte Lucas. Em dezembro de 2015, expôs, na Lilia Casa (PI), a mostra “Contemplação”.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais