Cidadeverde.com

Casa da Cultura abre vagas para aulas de dança

Imprimir

Sapatos, movimento do corpo, estalos no chão, ritmo e harmonia. A mistura desses elementos originou uma dança que transforma os pés dos dançarinos em instrumentos de percussão: o sapateado. O estilo, que se espalhou pelo mundo através do cinema, agora está sendo oferecido em Teresina, na Casa da Cultura.

O curso de sapateado está com inscrições abertas, com aulas nos dias de segunda e quarta, às 18h30, e aos sábados, às 9h. Podem participar crianças a partir dos 7 anos e não há limites de idade. “Nosso objetivo é proporcionar uma nova prática cultural aqui na Casa da Cultura”, ressalta a coordenadora do curso e diretora do Balé da Cidade de Teresina, Chica Silva.

Ela observa que o sapateado é muito mais do que uma questão de movimentos. “Proporciona vários benefícios para a saúde como, coordenação motora, lateralidade, perda de peso e raciocínio lógico. E tem essa sonoridade incrível por conta do material utilizado nas aulas. O sapato de sapateado possui duas plaquinhas de metal que se transformam no nosso material percussivo”.

As pesquisas mostram que o sapateado surgiu na Irlanda, por volta do século V. Nessa época, os camponeses usavam sapatos com sola de madeira e os diferentes sons produzidos tornaram-se motivo de brincadeiras. A partir daí, surgiram ritmos diferentes, que deram origem a dança chamada de Irish Jig. Nas décadas de 30 a 50, o cinema e os grandes musicais ajudaram a difundir a dança pelo mundo, chegando ao Brasil e sofrendo influência de diversos ritmos da nossa cultura musical.

Quem se apaixonou pelo sapateado por causa das cenas de cinema foi a nutricionista Adriana Loureiro. “Quando era criança adorava um filme chamado Annie em que apareciam algumas cenas com sapateado. Achava lindo aquele barulho com os pés. Quando soube do curso na Casa da Cultura nem pensei duas vezes”, conta, ressaltando que as aulas são muito divertidas e funcionam também como uma espécie de terapia e um estímulo à coordenação motora e à concentração.

Outra aluna empolgada é a professora Edwirges Natália, que adorava o sapateado, mas não encontrava um local para aprender a dança em Teresina. “Sempre gostei muito de dançar e o sapateado sempre foi um sonho. As aulas só vieram para melhorar tudo na minha vida. Eu estou muito feliz!”, comemora.

O curso também chamou a atenção das pequenas Clara Luz e Júlia Probo. Com 8 anos, elas são as alunas mais novas e estão muito empolgadas com as aulas. “É muito legal. A gente já está pensando em fazer uma apresentação na nossa escola”, adiantam.

A diretora da Casa da Cultura, Josy Brito, ressalta que, além do curso de sapateado, o espaço oferece ainda oficinas de jazz, balé clássico, desenho, teatro, cinema e estamparia e reciclagem. O espaço é mantido pela Prefeitura de Teresina por meio da Fundação Municipal Monsenhor Chaves, e fica localizada na Rua Rui Barbosa, 348, no centro da capital. Para mais informações sobre os cursos, os interessados podem ligar para o telefone 3215.7849. 

Da redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais