Cidadeverde.com

Centro Dia fortalece autonomia das pessoas com deficiência em Teresina

Imprimir

“Eu não sei como expressar a gratidão que tenho pelo Centro Dia, como ele ajudou na minha autoestima, na minha independência, na minha vida, principalmente, pelo momento em que passei por tudo, quando era mais novo”. É com emoção que Dário Araújo relembra como o Centro Dia de Referência para Pessoas com Deficiência foi importante em sua vida, após ter sua coordenação motora, visão e memória afetadas, em decorrência de um AVC hemorrágico, aos 20 anos.

Nesta sexta-feira (21), celebra-se o Dia Nacional de Luta da Pessoa Com Deficiência. Em Teresina, o Centro Dia para Pessoas com Deficiência promove a autonomia, fortalecimento de vínculos familiares, bem como fortalece a qualidade de vida de 64 usuários, diariamente. A instituição é administrada pela Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi).

Entre os serviços ofertados, são realizadas oficinas pedagógicas, socioeducativas, psicomotora, cognitivas, terapia ocupacional, oficina de libras, entre outras. “Como eu era novo, fiquei com um início de depressão. E foi onde conheci o Centro Dia, quando passei na frente da instituição. Conversei com meus pais e fomos. E lá eu vi a força das outras pessoas atendidas, o que me ajudou muito. As oficinas, as atividades, o Centro Dia foi uma das melhores coisas que me aconteceu”, comenta Dário Araújo, hoje, aos 25 anos. Com mais autonomia, o jovem trabalha e voltou a estudar.

A instituição possui uma equipe multidisciplinar composta por assistente social, psicólogo, terapeuta ocupacional, educador físico, orientadores sociais e cuidadores. O Centro Dia atende pessoas de 18 a 59 anos que recebem o Beneficio de Prestação Continuada (BPC) ou que estejam inscritas no CadÚnico e se encontrem em situação de vulnerabilidade social.

“Contribuímos com a promoção da autonomia da pessoa com deficiência nos vários aspectos da vida, desde as atividades diárias, ao acesso a lazer e serviços públicos, bem como participação ativa na sociedade. Trabalhamos, também, junto às famílias dos nossos usuários, com o intuito de que participem desse processo”, destaca Luzinara Soares, coordenadora da instituição.

Os encaminhamentos ao serviço podem ser por meio de demanda espontânea ou serviços da rede socioassistencial e demais políticas públicas. Os atendimentos na instituição ocorrem de 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. O Centro Dia de Referência para Pessoas com Deficiência está localizado na Rua Acre, n° 352, no bairro Ilhotas.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais