Cidadeverde.com

Teresina produz mais de 10 mil mudas de ipês; saiba como adquirir

Imprimir

Fotos: Rômulo Piauilino 

 

Ao mesmo tempo em que sofre com a quentura do B-R-O-Bró, Teresina assiste à beleza da florada dos seus ipês. A explosão de cores pode ser vista à distância, contrastando com o céu azul e a luz do sol ardente. Pela sua beleza e resistência ao clima característico, o ipê é a árvore nativa mais procurada nos viveiros mantidos pela Prefeitura. Somente este ano, estão sendo produzidas mais de 10 mil mudas pelo poder público.

As quatro cores - amarelo, branco, rosa e roxo - podem ser encontradas nos viveiros. A produção vem aumentando ano a ano. Desde a implementação do projeto Teresina Mais Verde, em 2013, a cidade vinha recebendo uma média de 8 mil mudas ao ano. Portanto, foram plantadas 24 mil ipês na capital somente nos últimos quatro anos.

O ipê é um símbolo de resistência. Ele demora cerca de 10 anos para atingir a fase adulta e aproximadamente três anos para começar o processo de floração. "Ele é nativo em todos os biomas da cidade. É uma espécie universal em Teresina. Por ser nativo, ele se adapta muito bem ao clima semiárido, não requer adubação porque é oriunda de solos pobres, não requer podas e é resistente às maiores intempéries climáticas, desde o frio extremo ao calor intenso", explica Clóvis Júnior, coordenador de Arborização da Prefeitura.

Junto com as espécies frutíferas, principalmente a mangueira, o ipê é a mais requisitada pela população que vai em busca de mudas nos viveiros. "Nos últimos dois anos, aconteceram muitas queimadas, a maior parte na zona rural, e nós utilizamos o ipê para repor as árvores que foram destruídas. Daqui a alguns anos, a nossa zona rural estará florida também", afirma.

 Os viveiros da Prefeitura funcionam de segunda a sexta, de 7h30 às 11h, e para adquirir a muda o interessado deve se dirigir até o local com documento de identidade e comprovante de residência. Na zona norte, o viveiro fica localizado na Avenida Freitas Neto, bairro Mocambinho e na zona Leste fica na Avenida Raul Lopes.

 

Da redaçao
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais